Quem tem que fazer um retransplante de pulmão tem preferencia na fila?

2 respostas
Quem tem que fazer um retransplante de pulmão tem preferencia na fila?
A doação de órgão no Brasil é regulamentada pela lei 9.434, de 4 de fevereiro de 1997.
De acordo com a lei, esta fila do transplante não é uma fila que quem chega primeiro tem preferência.
O que determina a preferência é a compatibilidade, por exemplo, peso, altura, tipo sanguíneo, entre outros.
Espero ter ajudado,
Euclydes Antônio Pessanha de Lima.

Sim. Existe uma fila que é sempre respeitada. Entretanto, particularmente no transplante pulmonar, existem critérios para que o paciente receba um pulmão com prioridade, mesmo não sendo o primeiro da fila. Algumas destas situações listo a seguir: a compatibilidade sanguínea, a compatibilidade da caixa torácica, necessidade de retransplante por falência aguda do enxerto, fibrose pulmonar com rápida progressão como doença de base, paciente listado mas que necessitou de ventilação mecânica por descompensação da doença de base e paciente portador de hipertensão pulmonar com insuficiência cardíaca refratária ao tratamento. Se o paciente se enquadra em uma das situações expostas acima ele torna-se uma prioridade. Por exemplo um paciente pode ser o último da fila, mas se as características do pulmão doado só forem compatíveis com ele, o mesmo automaticamente passará a frente de todos os outros. O mesmo é verdadeiro para as situações de gravidade já listadas.