Queridos doutores , eu tomo escitalopram de 20 troquei de laboratório , teuto para ems , e voltei co
6
respostas
Queridos doutores , eu tomo escitalopram de 20 troquei de laboratório , teuto para ems , e voltei com crise , medo diarreia , isso pode acontecer?
Sim, pode. A troca de laboratório pode mudar a forma como o remédio age, e alguns pacientes sentem piora de ansiedade. É importante avisar o médico sobre isso e tentar utilizar sempre do mesmo laboratório.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, a troca de laboratório do escitalopram pode causar sintomas em algumas pessoas, embora não seja comum. Geralmente é transitório, mas se persistir, vale ajustar com o médico.
Pode acontecer, sim.
Mesmo sendo a mesma substância, algumas pessoas percebem diferença ao trocar de laboratório, por variações de excipientes, absorção ou sensibilidade individual.
Também pode acontecer de a crise coincidir com a troca, sem ser necessariamente causada por ela.
Como você voltou a ter medo, crise e diarreia, vale avisar o médico que acompanha antes de trocar novamente, aumentar dose ou suspender por conta própria.
Ele pode avaliar se faz sentido manter a mesma marca anterior ou investigar outras causas para essa piora.
Mesmo sendo a mesma substância, algumas pessoas percebem diferença ao trocar de laboratório, por variações de excipientes, absorção ou sensibilidade individual.
Também pode acontecer de a crise coincidir com a troca, sem ser necessariamente causada por ela.
Como você voltou a ter medo, crise e diarreia, vale avisar o médico que acompanha antes de trocar novamente, aumentar dose ou suspender por conta própria.
Ele pode avaliar se faz sentido manter a mesma marca anterior ou investigar outras causas para essa piora.
Sim, é plenamente possível. A troca entre laboratórios de medicamentos genéricos pode resultar em pequenas variações na absorção do remédio. Para pessoas mais sensíveis, essa leve flutuação na quantidade de medicação no corpo pode ser sentida como uma recaída dos sintomas de ansiedade ou o retorno de efeitos colaterais iniciais, como a diarreia. Geralmente, o corpo se adapta novamente após alguns dias, mas, caso persista, a solução mais simples é retornar para a marca anterior.
Eu me mantenho disponível via WhatsApp para ter proximidade com meus pacientes e monitorar de perto os efeitos dessas trocas de laboratório, ajustando o que for necessário rapidamente. Se isso faz sentido para você, agende uma consulta. Minha agenda está aberta para novos pacientes.
Eu me mantenho disponível via WhatsApp para ter proximidade com meus pacientes e monitorar de perto os efeitos dessas trocas de laboratório, ajustando o que for necessário rapidamente. Se isso faz sentido para você, agende uma consulta. Minha agenda está aberta para novos pacientes.
Pode acontecer sim, e é uma queixa mais comum do que se imagina. Genéricos e similares têm bioequivalência regulada pela ANVISA, mas a margem aceita é de cerca de 80 a 125% em relação ao medicamento de referência. Na prática, isso significa que a quantidade de princípio ativo absorvida pelo seu organismo pode variar de uma marca para outra, e em pessoas mais sensíveis essa variação se traduz em retorno de sintomas, efeito colateral novo ou mal-estar.
O que você está sentindo (crise, medo, diarreia) pode ser interpretado de duas formas: o organismo reagindo ao novo veículo da fórmula durante alguns dias, ou de fato uma resposta clínica diferente entre as duas marcas. A diarreia em particular pode estar ligada a excipientes diferentes entre Teuto e EMS, não necessariamente ao princípio ativo.
Duas saídas possíveis. Se está tolerável, vale aguardar de cinco a sete dias para ver se o organismo se ajusta à nova formulação. Se a crise estiver intensa ou atrapalhando o dia, comunique sua médica para voltar ao laboratório anterior ou trocar para uma terceira opção. Quando se identifica uma marca que funciona bem, o ideal é manter sempre a mesma e pedir prescrição com o nome do laboratório anotado.
O que você está sentindo (crise, medo, diarreia) pode ser interpretado de duas formas: o organismo reagindo ao novo veículo da fórmula durante alguns dias, ou de fato uma resposta clínica diferente entre as duas marcas. A diarreia em particular pode estar ligada a excipientes diferentes entre Teuto e EMS, não necessariamente ao princípio ativo.
Duas saídas possíveis. Se está tolerável, vale aguardar de cinco a sete dias para ver se o organismo se ajusta à nova formulação. Se a crise estiver intensa ou atrapalhando o dia, comunique sua médica para voltar ao laboratório anterior ou trocar para uma terceira opção. Quando se identifica uma marca que funciona bem, o ideal é manter sempre a mesma e pedir prescrição com o nome do laboratório anotado.
É possível sim alguns efeitos colaterais transitórios caso mude de marca ou laboratório. Porém, é necessário avaliação médica para entender suas principais queixas e assim poder lhe orientar de forma correta. Caso os sintomas persistirem agende um consulta com Psiquiatra. Estou á disposição.
Perguntas relacionadas
- Estou a tomar escitalopram 10mg de manhã e alprazolam 3mg de manhã e alpha 3mg à noite mais ou menos à 3 meses e hoje à noite enganei me e em vez de tomar 3mg de alprazolam tomei o escitalopram 10mg . E agora? Obrigada
- Bom dia. Tomo escitalopram 15mg e quero parar como faço ?
- Estou tomando escitalopram esc odt ha 3 dias sinto tremores e palpitações no coraçâo algumas vezes durante o dia é normal?
- Boa noite, estou há 1 mês e 8dias tomando escitalopram.. e fui recomendado a tomar após o café da manhã, e nos últimos dois dias tenho sentido muita tontura e dor de cabeça, pode ter sido de ter tomado de estômago vazio ou de algum dia ter tomado 2h depois do horário normal que tomo?
- Preciso fazer uma nebulização com atrovent porém faço uso de escitalopram e alprazolam. Possui reação ou posso fazer ?
- Estou tomando oxalato de escitalopram, 5mg, posso tomar um suplemento alimentar de arginina e vitamina C de 500mg?
- Olá, Existe correlação entre oxalato de escitalopran problemas articulares? Obrigado!
- Bom dia. Tomo escitalopram de 10mg, e passei a tomar mitburn de 50 mg uma vez ao dia após o café da manhã, tem algum problema.
- Comecei tomar ecitalopram a 5 dias é normal sentir tanta tontura e mal estar ?
- Eu tomo escitalopram 10 mg, comecei a cortar pela metade e já estou sentindo os sintomas: dor de estômago, calafrios, os mesmos de antes, talvez não seja a hora de parar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 2507 perguntas sobre Escitalopram
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.