Realizei a Simpatectomia Torácica unilateral direita sem clipagem e consta algo no relatório que gos
3
respostas
Realizei a Simpatectomia Torácica unilateral direita sem clipagem e consta algo no relatório que gostaria que me explicassem. O que significa: ''Identificação da cadeia simpática e do gânglio do 3° espaço. Cauterização do gânglio e do seu trajeto entre 3° e 4° arcos costais.''
Olá, essa descrição nada mais é do que o achado normal do terceiro gânglio da cadeia simpática entre as costelas número 3 e 4 (região conhecida como terceiro espaço intercostal) e a realização de simpatectomia com cauterização do gânglio e dos seus ramos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite.
Apenas descrição cirúrgica com os termos técnicos que utilizamos.
Apenas descrição cirúrgica com os termos técnicos que utilizamos.
Esse trecho do relatório descreve exatamente **onde e como o cirurgião atuou na cadeia simpática** durante a Simpatectomia Torácica.
Traduzindo de forma direta:
“Identificação da cadeia simpática e do gânglio do 3º espaço” significa que o cirurgião localizou o nervo simpático dentro do tórax, especificamente na altura da **3ª costela (nível T3)**, onde existe um “gânglio” (uma espécie de estação de transmissão do nervo).
“Cauterização do gânglio e do seu trajeto entre 3º e 4º arcos costais” quer dizer que ele **não usou clip**, mas sim **interrompeu o nervo com cauterização (queima)** naquela região, abrangendo o gânglio de T3 e o segmento logo abaixo, até próximo de T4. Isso é feito para bloquear o estímulo nervoso responsável pelo suor naquela área.
Na prática, você fez uma simpatectomia em nível **T3 (com extensão para T4)**, que é um nível bastante utilizado para tratar hiperidrose das mãos e também pode ter efeito nas axilas.
Um detalhe importante: como foi feita **sem clipagem**, essa interrupção é considerada **definitiva** (diferente do clip, que em teoria poderia ser retirado, embora nem sempre funcione).
E como foi unilateral (apenas do lado direito), o efeito esperado é que as mudanças de suor e resposta do corpo aconteçam somente desse lado.
Traduzindo de forma direta:
“Identificação da cadeia simpática e do gânglio do 3º espaço” significa que o cirurgião localizou o nervo simpático dentro do tórax, especificamente na altura da **3ª costela (nível T3)**, onde existe um “gânglio” (uma espécie de estação de transmissão do nervo).
“Cauterização do gânglio e do seu trajeto entre 3º e 4º arcos costais” quer dizer que ele **não usou clip**, mas sim **interrompeu o nervo com cauterização (queima)** naquela região, abrangendo o gânglio de T3 e o segmento logo abaixo, até próximo de T4. Isso é feito para bloquear o estímulo nervoso responsável pelo suor naquela área.
Na prática, você fez uma simpatectomia em nível **T3 (com extensão para T4)**, que é um nível bastante utilizado para tratar hiperidrose das mãos e também pode ter efeito nas axilas.
Um detalhe importante: como foi feita **sem clipagem**, essa interrupção é considerada **definitiva** (diferente do clip, que em teoria poderia ser retirado, embora nem sempre funcione).
E como foi unilateral (apenas do lado direito), o efeito esperado é que as mudanças de suor e resposta do corpo aconteçam somente desse lado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Olá, fui indicado a fazer uma simpatectomia por causa do meu suor excessivo no corpo todo, principalmente na mão e nos pés que resultam em uma secura na boca e a médica considerou como hiperidose. A cirurgia é o melhor tratamento? Qual especialista costuma operar?
- Fiz a simpatectomia torácica à um mês. Agora estou suando nos pés. Meu cirurgião indicou esperar 6 meses para depois reavaliarmos o caso. Ele disse que esse suor nos pés pode diminuir que ainda é recente, isso confere? Ou é bem provável que não melhore? Grata
- Fiz simpacpactomia torácica á 7 meses pra tratar axilias e mãos porem ambas do lado esquerdo resolveu ,mas o lado direito não ,e as vezes no local da cirurgia ficar vermelho e doe ,quero saber qual medico posso procurar?pois meu medico mim deu alta 3 mês após a cirurgia falou q iria melhora c…
- Ola! Fiz uma simpatectomia em 2008 para reduzir sudorese nas axilas. Até hoje, quando faço exercicio fisico, fico com o lado esquerdo do rosto bem vermelho...tem uma divisão bem clara na testa entre lado esquerdo e direito. É normal?
- Fiz a cirurgia de simpatectomia há 4 dias mas continuo suando bastante nas axilas e pés é normal?
- Qual cirurgião realiza a reversão da simpatectomia torácica através da reconstrução do nervo?
- Olá, faz 4 dias hoje que realizei minha simpatectomia torácica porem continuo suando com a mesma intensidade nas mãos. O lugar que mais me incomoda. Vou ter que refazer a cirurgia?
- Fiz cirurgia de simpatectomia torácica para sudorese axilar há mais ou menos 30 dias, porém após realizar atividades físicas, minhas axilas ficam úmidas, suando novamente e molham a camisa, (principalmente do lado direito) mesmo sendo em menor quantidade que antes da cirurgia. Isso significa…
- Olá, tenho uma duvida fiz a cirurgia para hiperidrose para suar na mão e axilas, fiz R4 porem minha mão continua a mesma coisa ate pior um pouco que antes, faz 1 mês que fiz a cirurgia, queria saber se posso opera dnv so que na R3?
- Tem 22 dias que fiz a simpatectomia toracica para hiperidrose axilar, porém tenho tenho episodios de suor nas axilas, na maior parte do dia elas pernanecem secas,porém, o médico me disse que isso não é normal, será que eu terei que refazer a cirurgia, ou meu corpo vai se adaptar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 219 perguntas sobre Simpatectomia
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.