Realizei a Simpatectomia Torácica unilateral direita sem clipagem e consta algo no relatório que gos
Realizei a Simpatectomia Torácica unilateral direita sem clipagem e consta algo no relatório que gostaria que me explicassem. O que significa: ''Identificação da cadeia simpática e do gânglio do 3° espaço. Cauterização do gânglio e do seu trajeto entre 3° e 4° arcos costais.''
3 respostas
Olá, essa descrição nada mais é do que o achado normal do terceiro gânglio da cadeia simpática entre as costelas número 3 e 4 (região conhecida como terceiro espaço intercostal) e a realização de simpatectomia com cauterização do gânglio e dos seus ramos.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Esse trecho do relatório descreve exatamente **onde e como o cirurgião atuou na cadeia simpática** durante a Simpatectomia Torácica. Traduzindo de forma direta: “Identificação da cadeia simpática e do gânglio do 3º espaço” significa que o cirurgião localizou o nervo simpático dentro do tórax, especificamente na altura da **3ª costela (nível T3)**, onde existe um “gânglio” (uma espécie de estação de transmissão do nervo). “Cauterização do gânglio e do seu trajeto entre 3º e 4º arcos costais” quer dizer que ele **não usou clip**, mas sim **interrompeu o nervo com cauterização (queima)** naquela região, abrangendo o gânglio de T3 e o segmento logo abaixo, até próximo de T4. Isso é feito para bloquear o estímulo nervoso responsável pelo suor naquela área. Na prática, você fez uma simpatectomia em nível **T3 (com extensão para T4)**, que é um nível bastante utilizado para tratar hiperidrose das mãos e também pode ter efeito nas axilas. Um detalhe importante: como foi feita **sem clipagem**, essa interrupção é considerada **definitiva** (diferente do clip, que em teoria poderia ser retirado, embora nem sempre funcione). E como foi unilateral (apenas do lado direito), o efeito esperado é que as mudanças de suor e resposta do corpo aconteçam somente desse lado.
Perguntas semelhantes
- Minha mãe tem 66 anos, fumou por 50 anos e parou faz 2 anos e meio, após o 1° pneumotorax no pulmão
Olá! A quase 3 anos realizei a simpatectomia para retirada das glândulas sudoríparas e até então est
Quebrei 3 costelas tirei dreno a exatos 1 mês, faz uma semana que tirei os pontos , e hoje sangrou u
Cirurgia torácica hiperidrose, minha filha fez essa cirurgia mais depois de 2 semanas as mãos dela c
Olá, passei por uma cirurgia para remover um bócio mergulhante no mediastino a um ano e dois meses,
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
O seu caso é parecido? Estes profissionais podem ajudar:
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.


