Realizei cirurgia de septo e seios da face e tive um pós-operatório com uso repetido de corticoides

2 respostas
Realizei cirurgia de septo e seios da face e tive um pós-operatório com uso repetido de corticoides (prednisolona 40mg, Busonid em lavagem nasal, Decadron comprimido e gotas, além de uma injeção de corticoide).

Estou com inchaço importante em rosto e abdômen, associado a ganho rápido de peso, que persiste até agora, mesmo com alimentação equilibrada e sem uso atual de corticoides.

Esse quadro pode ser efeito prolongado dos corticoides (retenção hídrica ou alteração hormonal)?

Existe algum tratamento para reverter esse inchaço e ganho de peso?

Há algo que eu possa fazer agora para acelerar a normalização?
Dr. Guilherme Borges de Andrade
Endocrinologista
Goiânia
Olá. O quadro que você descreve — inchaço no rosto e abdômen associado ao ganho de peso após uso intenso de corticoides — é compatível com os efeitos adversos dessa medicação (Síndrome de Cushing Iatrogênica). A retenção hídrica e a redistribuição de gordura podem demorar semanas ou até meses para normalizar após a suspensão da droga. É fundamental manter a alimentação equilibrada e ter paciência enquanto o corpo desintoxica. Há quanto tempo exatamente você parou de usar os remédios? Sente tontura ou fraqueza extrema atualmente? Precisamos de uma consulta para avaliar seu eixo hormonal (cortisol) e verificar a recuperação das suas glândulas adrenais.

Dr. Guilherme Borges de Andrade – Endocrinologista | CRM-GO 20170 | RQE 13807

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fernando Araújo
Endocrinologista, Médico clínico geral
São Paulo
Olá, tudo bem? Sim, o inchaço e o ganho rápido de peso podem estar relacionados ao uso repetido de corticoides. Medicamentos como prednisolona e dexametasona podem causar retenção de líquido, redistribuição de gordura (principalmente em rosto e abdômen) e alterações hormonais. Mesmo após suspender, o organismo pode levar semanas (e às vezes alguns meses) para normalizar.
A tendência é melhora gradual. Enquanto isso, pode ajudar reduzir o consumo de sal, manter boa hidratação, priorizar proteína adequada, evitar excesso de carboidratos refinados e manter atividade física regular. Não é recomendado usar diuréticos sem avaliação médica.

É importante realizar acompanhamento com endocrinologista para avaliar função adrenal, glicemia, perfil metabólico e descartar outras alterações hormonais. Isso permite direcionar melhor o tratamento e acompanhar a reversão do quadro de forma segura.

Desejamos melhoras!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.