Recentemente eu fiz uma tomografia computadorizada de crânio por conta de um trauma na cabeça, tenho
1
respostas
Recentemente eu fiz uma tomografia computadorizada de crânio por conta de um trauma na cabeça, tenho 13 anos e agora que fui saber da carga grande de radiação que o exame traz. Tem algum risco?
Olá,
todo exame com radiação (tomografia e raioX), independente da dose utilizada, poderá alterar o DNA das células . São os chamados efeitos estocásticos da radiação.
Nesse sentido, cabe ressaltar que sempre devemos pesar o custo-benefício para saber a real necessidade da realização do exame, pois temos que atuar da melhor forma para realizar diagnósticos em prol da saúde do paciente.
Espero ter respondido a sua dúvida,
Atenciosamente
todo exame com radiação (tomografia e raioX), independente da dose utilizada, poderá alterar o DNA das células . São os chamados efeitos estocásticos da radiação.
Nesse sentido, cabe ressaltar que sempre devemos pesar o custo-benefício para saber a real necessidade da realização do exame, pois temos que atuar da melhor forma para realizar diagnósticos em prol da saúde do paciente.
Espero ter respondido a sua dúvida,
Atenciosamente
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Quais as principais diferenças entre raio-x, tomografia e ressonância magnética?
- Tenho 39 anos e em 16 anos fiz 10 tomografia por nódulos no rins e uma suspeita de lesão litica na bacia. Não conhecia os riscos na época da tomografia. Tem algum risco?
- Fiz Tomografia 3 fases abdominal Agora estou muito preocupada a exposição e o aumento risco de desenvolver câncer. Na verdade desesperada.
- Quais as Doenças que podem ser diagnosticadas com o auxílio da Tomografia Computadorizada?
- Quais as principais diferenças entre Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética?
- Leves hipodencidade na substâncias branca nos lobos occipitais de ambos os hemisférios cerebrais, bem como nos hemisférios cerebelares . O que isso quer dizer e grave ????
- Meu bebe fez tomografia computadorizada do crânio e o resultado deu alargamento dos espaços liquóricos fronto temporais bilateralmente, simétrico, especialmente frontal, oque seria isto?
- Fiz uma ultrasson abdominal total deu alterações sonograficas abdomino pélvica oque significa?
- Pelo menos quatro lesões expansivas sólido-císticas corticossubcorticais localizadas nas regiões temporo-occipital à direita e parieto-occipital à esquerda, caracterizam-se por uma porção mais sólida de sinal intermediário em T2 e FLAIR, com restrição à difusão e impregnação heterogênea ao meio de…
- A calcificação da pineal e plexos coroides impedem a produção da melatonina?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 774 perguntas sobre Tomografia computadorizada
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.