Remédios de diabetes e hipertensão mudam o sono? Pois depois que mudou a dosagem dos da diabetes, estou tendo muita insônia.

2 respostas
Remédios de diabetes e hipertensão mudam o sono? Pois depois que mudou a dosagem dos da diabetes, estou tendo muita insônia.
Dr. Marcelo Said Monteiro
Endocrinologista, Médico acupunturista
Sorocaba
Olá, boa tarde! O aumento da dose do seu medicamento para diabetes, junto com o anti-hipertensivo, pode sim contribuir para a insônia. Entretanto, quando o diabetes está descontrolado, a glicose elevada e outras condições da doença também podem interferir no sono. A hiperglicemia pode causar sede excessiva, vontade frequente de urinar e até desconforto geral, dificultando o descanso.

Alguns remédios para diabetes podem aumentar a vontade de urinar à noite, interrompendo o sono. Já certos anti-hipertensivos, como os betabloqueadores, podem afetar o ritmo natural do corpo, levando a noites mal dormidas ou pesadelos. E, se for um hipoglicemiante ou insulina, pode causar quedas de glicemia noturnas com despertares frequentes.

Converse com seu médico sobre essas queixas para reavaliar o esquema terapêutico. Talvez seja necessário ajustar os horários da medicação (como tomar diuréticos mais cedo), monitorar a glicemia em horários determinados ( antes da refeição e 2horas após; além de verificar ao deitar) e relatar sintomas como agitação ou cansaço pela manhã.

Há várias estratégias nesse processo conjunto de tratamento, achando o jeito certo de equilibrar o controle da diabetes e da pressão com um sono de qualidade. É tudo questão de ir ajustando juntos, até acertar o que funciona melhor pra você. Abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Vamos lá: A causa da sua insônia certamente não guarda nenhuma relação com as medicações do diabetes, sua insônia deve ser investigada e suplementa de acordo.

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino

Especialistas

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Altair Cabral

Altair Cabral

Generalista

Areal

Beatriz Amstalden Barros

Beatriz Amstalden Barros

Endocrinologista pediátrico

Campinas

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira

Nutricionista

Brasília

Bárbara Melo

Bárbara Melo

Nutricionista

Recife

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1365 perguntas sobre obesidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.