Respiridona ajuda no controle de tiques? Meu filho está tomando para controlar os tiques, faz 15 dia

Respiridona ajuda no controle de tiques? Meu filho está tomando para controlar os tiques, faz 15 dias, percebi que aumentou, isso é normal?

2 respostas


Olá, como mãe, é natural se preocupar com a saúde do seu filho. Vou tentar explicar de forma simples e clara sobre a risperidona e o seu uso no controle de tiques. A risperidona é um medicamento antipsicótico que pode ser usado no tratamento de tiques motores e vocais em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de Tourette e outros transtornos neuropsiquiátricos. Ele ajuda a controlar os tiques, reduzindo a excitação nos circuitos do cérebro. No entanto, é importante lembrar que cada pessoa pode reagir de forma diferente ao medicamento, e pode ser necessário ajustar a dosagem ou mudar para um tratamento diferente, caso haja piora dos sintomas. O aumento dos tiques durante as primeiras semanas de uso da risperidona não é incomum. Isso pode acontecer porque o corpo está se adaptando ao medicamento. Mas se você notar que os tiques estão piorando significativamente ou se houver outros efeitos colaterais preocupantes, é importante informar ao médico imediatamente. Recomenda-se que você converse com o médico do seu filho para avaliar se a dosagem está adequada e se é necessário algum ajuste no tratamento. Além disso, o médico pode recomendar outras estratégias de tratamento para ajudar no controle dos tiques, como terapia comportamental e outras medicações. Espero ter ajudado e desejo melhoras para seu filho. Lembre-se sempre de que é importante buscar a ajuda de um profissional de saúde qualificado e confiável para obter orientação adequada sobre o tratamento médico.

Dr. Gustavo Holanda

Dr. Gustavo Holanda

Neurologista pediátrico

Recife

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá! A Risperidona é, sim, uma medicação que pode ser utilizada no controle de tiques, especialmente quando eles causam desconforto ou prejuízo no dia a dia. Nas primeiras semanas de uso, pode haver variação dos sintomas, e nem sempre a melhora é imediata... o efeito costuma ser progressivo. No entanto, uma piora evidente dos tiques não é o esperado como resposta ao tratamento. É importante considerar também que os tiques naturalmente oscilam de intensidade, podendo aumentar em períodos de estresse, ansiedade ou mesmo sem um fator claro, o que pode coincidir com o início da medicação. Como já se passaram cerca de 15 dias e você percebeu aumento, o ideal é entrar em contato com o médico assistente para reavaliar a dose e a conduta. Pode ser necessário ajustar a medicação ou considerar outras estratégias. Evite realizar mudanças por conta própria e mantenha o acompanhamento regular.

Dra. Jennyfer Klein Ottoni Marcon

Dra. Jennyfer Klein Ottoni Marcon

Neurologista pediátrico

Campina Grande Do Sul

Agendar consulta

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.