rivotril pode causa perda de memória?....

2 respostas
rivotril pode causa perda de memória?....
Sim, o Rivotril* (clonazepam) pode causar vários tipos de perdas de memória: o imediato, em que a pessoa esquece coisas que faz quando a droga está em seu organismo, a dificuldade de aprender e de gravar ao longo do uso e, em longo prazo, pode causar algumas dificuldades que talvez sejam definitivas e não desapareçam mesmo que a pessoa parar de usar. O clonazepam é útil em muitas condições envolvendo ansiedade (isto, em Psiquiatria) ou como tratamento rápido para insônia. Entretanto, devido aos riscos de levar a habituação e aos riscos de queda e incoordenação motora, deve ser geralmente usado por períodos curtos, de semanas. Logicamente, há sempre exceções e todo médico prescritor tem obrigação de conhecer o remédio que prescreve e esclarecer os prós e contras de cada medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
O Clonazepam (Rivotril) atua no cérebro aumentando a produção de GABA, que é o principal neurotransmissor inibitório. Portanto ele causa perda de memória (hipomnésia), especialmente a memória de curto prazo, chamada memória de trabalho, bem como atrapalha a fixação de novas memórias pelo hipocampo. Normalmente é utilizada em situações de crise, como em crises de ansiedade, não se justificando seu uso contínuo (diário) por um longo prazo. Seu efeito de ação dura de 24 até 72 horas, o que causa um efeito cumulativo importante em pacientes que fazem uso frequente. Converse com um especialista para avaliar como fazer o uso ou eventual desmame dessa droga.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1807 perguntas sobre Rivotril
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.