Se não tratada essa doença pode colocar a vida do paciente em risco?

7 respostas
Se não tratada essa doença pode colocar a vida do paciente em risco?
Sim. O paciente com TOC sofre em função de seus medos ou seja pensamentos irracionais repetindo seus atos e dependendo do caso colocando-se em risco. A característica dessa doença são as obsessões, imagens, impulsos ou pensamentos que invadem a mente e que geralmente são acompanhados de sensações de desconforto e ansiedade. E a partir do momento em que essas manias começam a atrapalhar sua rotina, pode ser um sinal do TOC.

Qual doença especifica você se refere a sua pergunta? Dependendo da doença, a vida do paciente, está exposto ao risco. Se for considerado um transtorno de personalidade, como indica, o site, baseado na sua pergunta, o risco que o paciente corre são os prejuízos de convivência familiar, social e profissional e tudo tem que ser levado em consideração ao grau que o transtorno se encontra no momento. Sugiro que converse com um(a) psicólogo(a) para uma avaliação, pois somente entendendo o tipo do transtorno que o profissional irá encaminhar para um(a) psiquiatra para que a terapia medicamentosa ajude também a melhorar a qualidade de vida do paciente. A terapia é essencial para que o paciente possa aprender a lidar, entender e superar os conflitos frente ao transtorno. Espero ter ajudado!!!

Forte abraço!!!
Sim. De que forma exatamente é que varia. Mas esse ou qualquer transtorno sem o tratamento adequado pode se cronificar e fazer com que a pessoa tenha dificuldades até em tarefas cotidianas e isso em graus elevados ao longo do tempo pode por a vida desse sujeito em risco.
Proponho uma reflexão de uma forma ampla para a sua pergunta. Os transtornos da esfera psíquica trazem risco à vida das pessoas. Porque todos eles estão acompanhados de sofrimento psíquico, ansiedade nas suas diferentes formas. Se pensarmos que o nosso objetivo de vida é viver com maiores momentos de felicidade possível e os sinas de sofrimento psíquico são inibidores das formas de felicidade, então podemos pensar que as formas de doença que nos trazem sofrimento tanto físico quanto psíquico trazem risco a nossa vida e são prioridades na seu tratamento e solução. Espero ter contribuído no seu questionamento.
Bom dia, os transtornos quando se tornam compulsivos podem sim colocar em risco a vida das pessoas depende do grau da compulsão; se a intervenção é feita em tempo hábil pode se reverter o quadro e melhorar a vida cotidiana. Se não se dá a devida importância e se deixa que o tempo resolva pode ser muito perigoso. Os riscos podem ser diferentes, mais o menos graves, precisa conhecer o histórico da pessoa para poder falar com mais propriedade, as compulsões se instalam na infância e se não curadas em tempo hábil com as drogas e a psicoterapia podem ser incapacitantes; é importante intervir o mais cedo possível para conseguir reverter-las.
O Transtorno Da Personalidade Obsessivo-compulsiva (TOC) pode trazer, sim, risco para a pessoa. O que significa o enfrentamento de uma série de dificuldades diárias. O acompanhamento junto a um profissional é fundamental para a melhora do caso.
O transtorno Obsessivo Compulsivo( TOC ), é um transtorno ansioso. A pergunta é: se não tratado pode colocar a paciente em risco? Se não tratado pode sim impossibilitar essa pessoa de exercer sua atividades de forma plena, este seria seu risco. Risco de vida? Se for essa a duvida, a priori não, diferente de um transtorno mais complexo como a bipolaridade, esquizofrenia e borderline, depressão grave, etc.que sim se não tratados podem colocar a pessoa em risco de vida. Espero ter ajudado.