Se o paciente quiser fazer 2 sessões semanais e possível ou psicoterapia e 1 sessão semanal?

16 respostas
Se o paciente quiser fazer 2 sessões semanais e possível ou psicoterapia e 1 sessão semanal?
Para pensar:
Por que realizar quinzenalmente? Resistência em relação ao processo? Questões financeiras? Importante avaliar.

Geralmente os atendimentos são feitos semanalmente. Após um período do processo, a tendência é espaçar as sessões. Esse espaçamento acontece quando o paciente está entrando em alta e então o processo fica mais voltado para monitoramento de habilidades adquiridas.

No entanto, se há dificuldade em manter semanalmente, realizar duas vezes ao mês é melhor do que não fazer. Então, o ideal é discutir com o psicólogo para a elaboração de um melhor plano de ação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 280

Sim, é possível. A frequência das sessões pode ser adaptada às necessidades e disponibilidade do paciente. A possibilidade de realizar duas sessões semanais, manter uma sessão semanal ou até mesmo flexibilizar para que seja feito quinzenal dependerá da demanda. O psicólogo está aberto a discutir e ajustar a frequência com base nas necessidades do paciente, visando otimizar os benefícios do processo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá. É possível sim realizar duas sessões por semana, mas geralmente a frequência é definida no caso a caso. Eu, por exemplo, realizo com o paciente no mínimo uma sessão por semana, pois quinzenal, acredito que seja o ideal para quem está em processo de alta, mas se o paciente preferir realizar duas sessões por semana é algo que pode ser conversado para identificar se há realmente necessidade. Caso queira marcar uma entrevista para pensarmos sobre o assunto, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
O número de sessões de psicoterapia é flexível e personalizado, sendo determinado pela avaliação das necessidades individuais de cada cliente. Dependerá da complexidade dos desafios enfrentados, da resposta ao tratamento e do progresso alcançado ao longo do processo terapêutico. Em conjunto com o psicólogo, serão estabelecidos objetivos e revistas as metas, ajustando a frequência das sessões conforme a evolução e a demanda emocional do paciente
O usual é uma sessão por semana, mas tudo depende da necessidade do paciente, da percepção do terapeuta e da gravidade das questões que precisam ser trabalhadas. Uma pessoa severamente deprimida, com crise de ansiedade e pânico, por exemplo, pode demandar atendimentos mais próximos, como duas sessões por semana até que consiga se estabilizar para dar continuidade ao processo. Espero ter ajudado.
Bom dia, tudo bem? É possivel sim, mas acho importante ressaltar que além da frequência depender de cada caso também é importante o periodo entre atendimentos. São nestes momentos que você poderá refletir e experenciar o trabalho feito nas sessões. Sempre haverá espaço e material para terapia mas o objetivo da terapia é a melhora na qualidade de vida, a possibilidade do sujeito ter sua autonomia, seu auto cuidado e ter sucesso em lidar com seus disafios da vida. Por isso a frequência dependerá do teu momento de vida e das tuas necessidades
Sim, é possível realizar duas sessões semanais de psicoterapia se o paciente assim desejar e se o terapeuta tiver disponibilidade. Da mesma forma, se o paciente preferir fazer apenas uma sessão semanal, também é possível ajustar o cronograma de atendimentos de acordo com as necessidades e disponibilidade do paciente e do terapeuta. Essa é uma questão que deve ser discutida e acordada entre o paciente e o terapeuta, levando em consideração a frequência ideal para o processo terapêutico e a capacidade de atendimento do profissional.
Sim, é possível, assim como também é viável que o paciente faça mais do que duas sessões por semana. A frequência semanal em relação aos atendimentos dependerá do acordo feito entre o paciente e o psicoterapeuta, ou seja, não há uma regra pré-estabelecida para isto. Salienta-se também que o maior número de sessões semanais não tem necessariamente relação com a gravidade do caso em tratamento. É importante destacar que o processo psicoterapêutico é baseado no vínculo que vai se estabelecendo entre paciente e psicoterapeuta. Sendo assim, a frequência maior de atendimentos semanais tende a permitir maior continuidade entre as sessões e sobretudo mais convívio entre paciente e psicoterapeuta. O maior contato entre ambos permite que o paciente possa ter mais acesso às suas próprias questões, possibilitando também que o terapeuta possa trabalhar mais estes aspectos junto a ele. De qualquer forma, há a possibilidade de paciente e terapeuta acordarem a frequência de uma vez por semana (como já mencionado, isto dependerá do que for combinados entre ambas as partes).
Se um paciente expressar o desejo de realizar duas sessões semanais, isso pode ser considerado, dependendo da avaliação conjunta do terapeuta e do paciente. No entanto, é crucial avaliar a viabilidade dessa abordagem em termos de disponibilidade de tempo, recursos e capacidade do paciente de assimilar e aplicar o que é discutido em cada sessão.
A psicoterapia é uma colaboração entre o terapeuta e o paciente, e ajustes na frequência das sessões podem ser feitos conforme necessário para atender às necessidades específicas do indivíduo.
Olá, pode ser feito mais de uma vez na semana sim, principalmente em momentos em que a demanda do paciente é maior, assim como em processos de alta a frequência tende a diminuir para 2 vezes ao mês e após até mesmo 1 sessão mensal.
Espero ter respondido sua pergunta :)
Olá! Bom dia! O mais comum na psicoterapia é uma consulta por semana, mas cada caso é avaliado de forma individual, dentro de suas cada característica e gravidade. Não é o paciente que escolhe isso e, sim, o psicólogo fazendo uma avaliação.
Olá, tudo depende do caso.
O mais usual é a frequência ser 1x por semana.
Dependendo da gravidade ou urgência da situação pode-se fazer mais de uma vez por semana.
A frequência quinzenal é indicado para o paciente que já está em processo de alta.
Sei que muitos pacientes chegam na psicoterapia desejando atendimento quinzenal, seja por falta de tempo, resistência ao processo de psicoterapia ou por não poder investir financeiramente por todo o processo.
Mas essa frequência não é indicada para quem tá começando, tendo em vista que que muitos assuntos atravessam o tema principal e acaba ficando muito pouco tempo pra tematizar o que interessa. Com isso, é muito comum a psicoterapia ficar improdutiva porque acaba recaindo numa espécie de atualização das temáticas e não de uma reflexão profunda, que é a proposta da psicoterapia em si.
Espero ter ajudado.
Oi, essa é uma boa pergunta, e a resposta é que a frequência por semana depende de cada caso. Algumas pessoas em situação de crise podem ser indicadas a aumentar a frequência, tudo dependerá da necessidade da pessoa, mas inicialmente a indicação é de uma vez por semana. Caso esteja em busca de terapia estou por aqui, um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Atendimento online em psicoterapia - R$ 140
Olá! Sim, é super possível e indicado, dependendo do percurso de uma análise. Chama-se análise de alta frequência em psicanálise e é muito produtivo para o analisando e o analista.
Espero ter auxiliado.
Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta em psicanálise online - R$ 100
Pela sua pergunta - "Se o paciente quiser fazer 2 sessões semanais e possível ou psicoterapia e 1 sessão semanal?", entendi 2 sessões semanais como 2 sessões NA SEMANA. O que é possível, sim. É algo a ser conversado entre o profissional e o analisando, e vai depender do momento, desejo e disponibilidade do analisando, bem como da disponibilidade do analista.
Da mesma forma as sessões semanais (que são as mais usuais) e as quinzenais, são conversadas, avaliadas e acordadas.
Olá! Sim, é possível fazer duas sessões por semana nos casos em que isso beneficie o paciente, por exemplo, quando ele está diante de questões emocionais muito intensas e angustiantes, ou alguma crise. Deve ser avaliado cada caso para observar o quanto essa alteração da frequência será interessante ou não e decidido em conjunto (terapeuta e paciente).

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!