Sempre pela manhã gosto de tomar leite, mas dizem que pode cortar o efeito de alguns remédios. Tomar

3 respostas
Sempre pela manhã gosto de tomar leite, mas dizem que pode cortar o efeito de alguns remédios. Tomar leite corta o efeito do Escitaloprám, mesmo que eu tome o leite primeiro e o remédio com alguns minutos depois?
Dra. Julia Brenner Fernandes
Médico clínico geral, Psiquiatra
Niterói
Não há nenhum problema em ingerir a sertralina e o leite juntos ou próximos. Espero ter ajudado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Hadassa Hossri
Psiquiatra
São Paulo
Não há evidências significativas de que o leite reduza o efeito do escitalopram (um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina - ISRS). No entanto, algumas pessoas podem ter reações individuais a certos alimentos ou medicamentos, e o leite pode afetar a absorção de certos remédios em casos muito específicos.

No seu caso, como você toma o leite antes do remédio e há um intervalo de alguns minutos entre eles, o risco de interferência é muito baixo. Mas, se você tiver dúvidas, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico ou farmacêutico, já que eles podem fornecer orientações personalizadas baseadas nas suas condições e histórico de saúde.
Dra. Carolinne Amorim
Psiquiatra, Médico perito, Médico do trabalho
Rio de Janeiro
Geralmente, não há evidências de que o leite interfira na absorção ou eficácia do escitalopram, portanto, tomá-lo antes do medicamento não deve comprometer seu efeito.
Entretanto, no início do tratamento, algumas pessoas podem sentir desconforto gástrico após consumir certos alimentos, incluindo o leite. Isso é especialmente relevante para quem tem gastrite, pois pode haver maior sensibilidade a combinações alimentares.
Cada pessoa reage de maneira diferente aos medicamentos, e os efeitos colaterais podem variar. Se você tiver preocupações ou estiver notando efeitos indesejados, consulte seu psiquiatra ou médico para orientações personalizadas.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2426 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.