Será que eu posso tomar chá de hibisco, pois tomo marevan 5mg?

Será que eu posso tomar chá de hibisco, pois tomo marevan 5mg?

4 respostas


O chá de hibisco pode interferir na ação do Marevan (varfarina), já que alguns chás possuem compostos que afetam a coagulação sanguínea. O ideal é evitar o consumo ou conversar com seu médico para ajustar as doses, caso necessário. O acompanhamento é importante para evitar riscos de sangramentos ou falhas na medicação.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Se você toma Marevan (Varfarina) 5mg, o chá de hibisco pode aumentar o risco de sangramentos, pois interfere na coagulação. Antes de consumir, converse com seu médico para avaliar a segurança e a necessidade de monitorar o INR. Melhor evitar sem orientação!


Excelente pergunta — e muito importante! O chá de hibisco pode interagir com o Marevan (varfarina). Ele contém compostos com leve ação anticoagulante e antioxidante, que podem potencializar o efeito do Marevan, aumentando o risco de sangramentos. Embora algumas pessoas tomem sem perceber alterações, estudos e relatos mostram que o hibisco pode alterar o INR, que é o exame usado para controlar a dose do anticoagulante. Recomendo evitar o uso contínuo do chá de hibisco enquanto estiver com Marevan, ou só utilizá-lo com acompanhamento médico, monitorando o INR com mais frequência. Temos que avaliar junto com você quais chás e suplementos são seguros no seu caso e montar uma lista personalizada — isso ajuda muito a evitar riscos e ainda cuidar bem da sua saúde vascular.


Eu evitaria iniciar o chá regularmente sem orientação. A varfarina tem margem terapêutica estreita, e mudanças alimentares ou uso de plantas podem alterar o INR. Como os dados específicos sobre hibisco são limitados, o mais seguro é conversar com o médico que te prescreveu e, se autorizado, monitorar o INR. Fico à disposição para revisar seus suplementos e alimentação.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.