sinais e sintomas do transtorno de excreção na criança?

2 respostas
sinais e sintomas do transtorno de excreção na criança?
Estão ligados ao Transtorno da Excreção a encoprese e a enurese. De acordo com DSM-IV, 1% das crianças com cinco anos de idade tem encoprese, sendo essa mais comum em meninos. Já a enurese, aos cinco anos de idade, a prevalência é de 7% para os meninos e 3% para as meninas. É muito comum crianças opositoras com TDO apresentarem encoprese.
Salienta-se que tanto a encoprese quanto a enurese podem causar desconfortos nas crianças, tais como efeitos na auto estima, na sua própria capacidade, etc. É importante realizar uma avaliação médica do quadro, verificar o curso desses sintomas, os tipos (existem os chamados primários e secundários, se noturna ou diurna) e também a realização de exames. Após, é importante que a criança faça um tratamento psicológico, o quanto antes iniciar o processo melhor.

Atenciosamente,
Marlene Galdino

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Existem dois tipos de Transtorno de Excreção:

Encoprese:
É um movimento involuntário ou intencional da evacuação de fezes em locais ou momentos inapropriados. O indivíduo deve ser encaminhado a tratamento a partir do momento que o movimento se tornar regular. (pelo menos 2 vezes por mês) em crianças de no mínimo 4 anos.
O tratamento indicado é a psicoterapia individual baseada na interpretação da causa emocional que leva a este problema e estrutura o indivíduo a lidar com o constrangimento provavelmente já vivido e não deixando também de realizar uma orientação aos país. Sempre importante encaminhar para uma consulta de verificação das condições com o Pediatra também.

Enurese:
Micção repetida na cama ou nas roupas, seja de forma involuntária, ocorrendo a partir dos 5 anos.
O tratamento adequado é a terapia individual, para estruturar os aspectos emocionais coexistente e nas questões familiares prováveis. Terapia cognitiva também é uma opção.

Att,
Caio Farhat

Especialistas

Fabíola Langaro

Fabíola Langaro

Psicólogo

Florianópolis

Isadora Barbieri Stuchi

Isadora Barbieri Stuchi

Psicólogo

São Paulo

Carlos Eduardo Motta

Carlos Eduardo Motta

Pediatra, Urologista

Rio de Janeiro

Gisele Munhoz

Gisele Munhoz

Psicólogo

Santo André

Roberto Araújo Ramos

Roberto Araújo Ramos

Pediatra

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2 perguntas sobre Transtornos Da Excreção
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.