sinais e sintomas do transtorno de excreção na criança?

2 respostas
sinais e sintomas do transtorno de excreção na criança?
Estão ligados ao Transtorno da Excreção a encoprese e a enurese. De acordo com DSM-IV, 1% das crianças com cinco anos de idade tem encoprese, sendo essa mais comum em meninos. Já a enurese, aos cinco anos de idade, a prevalência é de 7% para os meninos e 3% para as meninas. É muito comum crianças opositoras com TDO apresentarem encoprese.
Salienta-se que tanto a encoprese quanto a enurese podem causar desconfortos nas crianças, tais como efeitos na auto estima, na sua própria capacidade, etc. É importante realizar uma avaliação médica do quadro, verificar o curso desses sintomas, os tipos (existem os chamados primários e secundários, se noturna ou diurna) e também a realização de exames. Após, é importante que a criança faça um tratamento psicológico, o quanto antes iniciar o processo melhor.

Atenciosamente,
Marlene Galdino

Existem dois tipos de Transtorno de Excreção:

Encoprese:
É um movimento involuntário ou intencional da evacuação de fezes em locais ou momentos inapropriados. O indivíduo deve ser encaminhado a tratamento a partir do momento que o movimento se tornar regular. (pelo menos 2 vezes por mês) em crianças de no mínimo 4 anos.
O tratamento indicado é a psicoterapia individual baseada na interpretação da causa emocional que leva a este problema e estrutura o indivíduo a lidar com o constrangimento provavelmente já vivido e não deixando também de realizar uma orientação aos país. Sempre importante encaminhar para uma consulta de verificação das condições com o Pediatra também.

Enurese:
Micção repetida na cama ou nas roupas, seja de forma involuntária, ocorrendo a partir dos 5 anos.
O tratamento adequado é a terapia individual, para estruturar os aspectos emocionais coexistente e nas questões familiares prováveis. Terapia cognitiva também é uma opção.

Att,
Caio Farhat