Sofri uma traição por parte da minha esposa, está sendo bastante difícil lidar com vários aspectos d

14 respostas
Sofri uma traição por parte da minha esposa, está sendo bastante difícil lidar com vários aspectos disso pois envolve uma Dependência Emocional e Carência Afetiva de minha parte. Ficamos 3 meses separados porém decidimos tentar novamente. Não consigo acreditar nela e menos ainda confiar, mesmo ela já tendo dado vários sinais de arrependimento em relação ao ato dela. Consigo ter vários tipos de pensamentos a respeito disso, desde a descoberta até os momentos que estamos vivendo hoje. Tem momentos que estou perto dela, porém quero estar longe, em outros estou longe e quero estar perto. Não temos filho, 21 anos de casado. Está sendo bem angustiante essa situação e tomar uma decisão mais concreta a respeito disso trás desconforto. Será que de fato quero estar nisso? Será que vou conseguir lidar com o fato de continuar um relacionamento mesmo sem ter essa confiança reestabelecida? E será possível essa confiança ser reestabelecida novamente? São perguntas que me faço quase que diariamente.
Será? Se são perguntas que você se faz diariamente, isto já é um indicativo de que, provavelmente, a sua resposta já seja negativa. Você pode ter se fechado para ambas as possibilidades: terminar ou reconstruir. Você disse que não consegue mais confiar nela e eu te pergunto: como é possível você ficar sem sentir segurança? Recomendo que você busque o auxílio de um profissional para enfrentar este momento e decidir se de fato que dar fim ao relacionamento ou se quer tentar reconstruí-lo. O caminho mais maléfico para a sua saúde mental seria o de continuar vivendo isso sem nenhum auxílio profissional, entende? Sua saúde mental depende da tomada de decisão e estou disponível para atendê-lo.
@psi.lilianparadella
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

Que bom que você esta se questionando. Por mais que seja difícil ter essas dúvidas, serão através delas que você poderá chegar a alguma resposta.
Na abordagem da psicanálise, nos analistas fazemos os nossos pacientes se questionarem sobre os seus sintomas e traumas. Porém, nós não damos as respostas. São eles mesmos, através da técnica da associação livre, que conseguem acha-las.
O que eu te aconselho é procurar uma ajuda profissional da saúde mental para te auxiliar nessa busca. Passar por este período não precisa ser tão angustiante, como esta sendo com você.
Qualquer dúvida que precisar, estou á disposição e também estou disponível para atendê-lo.
@maisaguimaraes_psi
Olá esta situação está lhe trazendo muito sofrimento devido a instabilidade emocional que lhe causa. Considero que deve buscar um psicólogo para falar de todos seus medos e inseguranças. Desta forma você poderá ter um pouco de clareza quanto aos seus sentimentos.
Estou a disposição.
Olá, seja bem-vindo, sou psicólogo clínico e de casais, o processo de apego e a infidelidade conjugal, pode prejudicar no caso abrir uma ferida emocional em cada um, como farão para passar por esse processo depende muito da maturidade do casal e dos novos acordos firmados entre si. Porém, entendo o seu caso de dúvida de onde quer ficar, se na relação ou sem ela, dentro da relação você vai reviver alguns momento que mexerá em uma ferida, fora terá que viver sem a pessoa e isso parece não lhe fazer bem, no caso uma dependência emocional. Caso queira conversar sobre o tema, será importante para você encontrar um profissional que entenda de fato sobre relacionamentos, conte comigo na seu caso. Abraço.
Olá! Sabe-se que a traição numa relação é a atuação sobre algum sintoma já existente, então, é chegada a hora de se entender o que levou à traição (ao ato). Me parece que seus questionamentos corroboram isso no sentido de você se indagar de coisas importantes pra relação de um modo geral e desde sempre, principalmente, a partir do ato consumado, ou seja, "precisou haver a enchente pra depois fazer a limpeza do encanamento". "Dependência Emocional e Carência Afetiva" definitivamente não falam sobre amor de espécie nenhuma, pense nisso! Estou à disposição pra pensar junto com você!! Um fraterno abraço!!
A traição e a falta de confiança são questões extremamente complexas e dolorosas em qualquer relacionamento, especialmente em um casamento. Quando um casal decide reatar após uma situação de traição, pode ser uma jornada difícil e desafiadora.
Perdoar é um processo difícil e leva tempo. Ambas as partes devem estar dispostas a serem pacientes consigo mesmas e com o relacionamento, entendendo que a reconstrução da confiança não acontece da noite para o dia. A psicologia pode oferecer algumas perspectivas e estratégias para lidar com essa situação. Cada um deve trabalhar em seu próprio crescimento pessoal, refletindo sobre suas necessidades, desejos e padrões de comportamento, para evitar padrões tóxicos no relacionamento. Sempre à disposição.
Olá!
Lamento muito ouvir sobre a difícil situação pela qual você está passando. Lidar com uma traição e os desafios emocionais que ela traz podem ser extremamente angustiantes e confusos. É normal sentir uma série de emoções e pensamentos contraditórios em uma situação como essa.

A decisão de tentar novamente o relacionamento após uma traição é uma questão pessoal e complexa. É importante que você se dê tempo para refletir sobre seus sentimentos, necessidades e valores. Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a enfrentar esse momento:

Busque suporte emocional: Falar sobre seus sentimentos com amigos de confiança, familiares ou considerar procurar um profissional de saúde mental pode ajudar a aliviar a angústia emocional e fornecer uma perspectiva neutra e acolhedora.

Comunique-se abertamente: Tente conversar abertamente com sua esposa sobre seus sentimentos, preocupações e dúvidas em relação à traição e ao futuro do relacionamento. A comunicação honesta é essencial para a construção de confiança.

Autoconhecimento: Procure entender suas próprias carências afetivas e dependência emocional. Autoconhecimento pode ajudar a desenvolver maior clareza sobre suas necessidades e como elas estão influenciando suas decisões.

Perdão e reconstrução da confiança: Reconstruir a confiança após uma traição é um processo desafiador e leva tempo. O perdão é um passo importante nesse processo, mas é importante lembrar que perdoar não significa esquecer ou ignorar o que aconteceu. Terapia de casal ou mesmo individual pode ser útil para trabalhar nesses aspectos.

Um forte abraço!
Olá, consigo sentir seus sentimentos de angústia e as dúvidas que foram colocadas na sua pergunta. De fato essa é uma situação complicada e desperta diversos questionamentos quando passamos por momentos como esse. Para além dos apontamentos das minhas colegas profissionais fizeram, a quebra de uma confiança na parceira afeta em muito a relação e por vezes é necessário falar com a pessoa com quem se relaciona ou conversar com um profissional que se abstenha de opiniões pessoais para ajudá-lo. Compreendo sua dor nesse momento difícil. Fico a disposição, tá certo? Abraços!
Olá! Este momento é cercado de muita indecisão, pois as situações recentes não te deu tempo de gerir todas as emoções que te abateu.
Sugiro como psicóloga de casal que busca um atendimento para os dois, para que ambos possam falar abertamente sobre dúvidas, questões mal resolvidas, medos e receios.
Para assim conseguir organizarmos pensamentos e depois ter alguma decisão sobre o que fazer.
Olá! Estabelecer um espaço saudável para, primeiro, você ter mais clareza de si e da sua relação, saber o que é importante para você e dar os passos necessários com o cuidado e a maturidade que a situação pede também é a proposta da psicoterapia. Os traumas que te "congelam", porém, também serão acessados com o propósito de desbloqueio de algumas crenças limitantes conectadas ao funcionamento do seu sistema nervoso. Lembre-se, o alívio é possível. A mente renova, a vida renova!
Olá! Todo relacionamento afetivo passa por fases criticas e é necessárioa haver disponibilidade de ambas as partes para reestabelecer esse vínculo! As dúvidas que permeiam sua cabeça são comuns a situação,mas o que pode ajuda-lo nisso é separar cada pensamento e emoção e discernir entre pós e contra de cada um deles para que te ajude a tomar a melhor decisão pra si mesmo e para o relacionamento! Procure por psicoterapia.
Olá! Compreendo que esteja passando por um momento desafiador após a traição e a reconciliação com sua esposa. É normal sentir essa mistura de emoções, dúvidas e questionamentos. A dependência emocional e carência afetiva podem influenciar suas reações. É importante explorar esses sentimentos em terapia, compreendendo suas necessidades e limites. Reestabelecer a confiança leva tempo e esforço de ambas as partes. Juntos, podemos trabalhar para construir uma base sólida de comunicação e compreensão mútua, ajudando-o a tomar uma decisão que esteja alinhada com suas necessidades e bem-estar. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Bom dia
Passado é passado. O problema aqui não se trata apenas de traição, mas sim dependência emocional e baixa auto-estima.
Procure um psicólogo que possa lhe ajudar e que seja pragmático para lidar com tais questões
Olá. Quando estamos em um relacionamento com uma pessoa desde o início dele estão explícitos e implícitos vários contratos. Vocês vivenciaram um acontecimento que rompe um contrato de confiança. Mas o que há por trás disso?
Aí é que entra a necessidade de um profissional para te ajudar, não indico que você busque aconselhamento com amigos e parentes, pois nossos entes acabam opinando olhando para suas emoções.
Esse tema é muito complexo e já atendi casos onde os prejuízos emocionais foram muito destrutivos para a reconstrução. E não porque as pessoas não querem te ajudar, mas porque criará mais confusão mental e de sentimentos.
Nesse momento amigos são para distração ou seja conversar sobre outros assuntos...
Te convido a conhecer meu perfil e agendar uma consulta. Estou a disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!