SOP causa atraso menstrual de mais de 30 dias e cólicas sem menstruação?

4 respostas
SOP causa atraso menstrual de mais de 30 dias e cólicas sem menstruação?
Olá. O ovário policistico é uma síndrome endocrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Essa síndrome cursa com irregularidade menstrual com intervalos menstruais maiores de 36 dias, acne, oleosidade excessiva da pele, excesso de pêlos, cistos nos ovários, infertilidade, aumento do colesterol, diabetes, excesso de peso, etc. A colica não é um sintoma da SOP.
A SOP não tem cura mas controle, baseado na mudança do estilo de vida, atividades físicas, controle e perda de peso, dieta pobre em carboidratos e gordura.
O anticoncepcional não trata essa sindrome mas controla sintomas como irregularidade menstrual , acne, excesso de pêlos, etc.
Os critérios diagnóstico do ovário policistico são bem definidos: 1) irregularidade menstrual, 2)acne, excesso de pêlos, sintomas androgenicos, 3)cistos nos ovários, 4) aumento dos hormônios androgenicos. Outras alterações hormonais precisam ser descartadas como hipotireoidismo, alterações da adrenal, etc.
Converse com o seu médico.

Olá. Vc está certa. A SOP é uma das causas de irregularidade menstrual e ciclos sem ovulação. Mas é uma síndrome complexa, com alterações hormonais e metabólicas só que, parar termos certeza do diagnóstico, devemos excluir várias outras patologias. Um beijo.
Olá
A SOP é a doença endócrina mais comum em mulheres na idade reprodutiva, que vai da puberdade até a menopausa. Clinicamente se expressa com atrasos menstruais, aparecimento de acne e pelos no corpo, cistos no ovário vistos à ultrasonografia pélvica e elevação dos níveis de hormônio masculino no sangue.
Além do dano estético, quando não devidamente tratada, pode dificultar uma gravidez e contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças como o diabetes e a hipertensão arterial.
Converse com o seu ginecologista e se for este o diagnóstico, siga suas orientações.
Realmente uma característica marcante e frequente da SOP é a ausência de menstruação por meses, ou seu atraso, com ciclos menstruais de mais de 35 dias de intervalo. Já a cólica ou dor pélvica não está relacionada diretamente à SOP, devendo ser pesquisados outros diagnósticos também, como infecções, endometriose, doenças gastrointestinais e urinárias, etc.