Sou diabético, tenho glicemia controlada, hemoglobina glicada abaixo de 7, e fiz um exame de vitamin

4 respostas
Sou diabético, tenho glicemia controlada, hemoglobina glicada abaixo de 7, e fiz um exame de vitamina b12 e deu 163. Comecei a usar meilcobalamina 1000mcg por recomendação do endrocrinoloista, porem desde que iniciei venho sentindo formigamentos, pequenas dormencias nos pes e maos e ate em outras partes do corpo. Sera efeito da medicação?
Dr. Rodrigo Lorenzo Antonio Perez Nogueira
Médico clínico geral, Endocrinologista
São Paulo
Olá!

A vitamina B12 baixa (como 163 pg/mL) pode causar formigamento e dormência. A metilcobalamina não costuma provocar esses sintomas — na verdade, é usada para tratá-los. Em alguns casos, no início da reposição, pode haver aumento transitório das sensações devido à recuperação dos nervos.

Em pacientes com diabetes, também pode existir neuropatia associada, e o uso de Metformina pode contribuir para deficiência de B12.
Ideal trocar por injetavel

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Matheus  Souza Lima Silva
Endocrinologista
Belo Horizonte
O mais provavel seria a deficiencia da B12 estar causando os sintomas . O ideal seria reavaliar sua B12 apos algum tempo . Neuropatia diabética também deveria ser avaliado.
Dr. Pablo Nunes
Endocrinologista
São Paulo
Entendo sua preocupação, principalmente porque esses sintomas chamam atenção. Um nível de vitamina B12 em 163 pg/mL é considerado baixo e pode, por si só, causar manifestações neurológicas como formigamentos, dormências e sensação de “choques” em mãos, pés ou outras regiões. Isso ocorre porque a B12 é essencial para a integridade dos nervos, e sua deficiência pode levar a uma neuropatia periférica.

O início da reposição com metilcobalamina (1000 mcg) geralmente é seguro e bem tolerado, e não costuma causar esses sintomas como efeito colateral direto. Na verdade, o que pode estar acontecendo é que os sinais neurológicos da deficiência já estavam presentes e ficaram mais perceptíveis agora, ou até mesmo fazem parte de um processo de recuperação neural, que pode gerar sensações transitórias enquanto os nervos se reequilibram.

Além disso, como você é diabético, mesmo com bom controle glicêmico, existe a possibilidade de neuropatia diabética, que pode coexistir com a deficiência de B12 — especialmente em quem usa metformina por tempo prolongado, já que ela pode reduzir a absorção dessa vitamina.

É fundamental acompanhar a evolução dos sintomas e, se necessário, complementar a investigação com outros exames e avaliação neurológica. Ajustes na forma de reposição (oral vs. injetável) também podem ser considerados.

Uma avaliação mais detalhada com endocrinologista é essencial para entender a causa exata desses sintomas e conduzir o tratamento da forma mais segura, ajudando você a recuperar sua qualidade de vida com tranquilidade.
Dr. André Mahmoud
Endocrinologista, Nutrólogo, Endocrinologista pediátrico
Dourados
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Vamos lá: não é colateral não, é seu diabetes que está descompensado e causando neuropatias!

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino

Especialistas

Marcio Tosi

Marcio Tosi

Fisioterapeuta, Quiropraxista

São Paulo

Vinicius Bristot Silvestrin

Vinicius Bristot Silvestrin

Quiropraxista

Caxias Do Sul

Karen Katchvartanian

Karen Katchvartanian

Cardiologista, Especialista em clínica médica

São Paulo

Nícolas Cavalcante

Nícolas Cavalcante

Neurofisiologista, Neurologista

São Paulo

Lucas  Silva

Lucas Silva

Terapeuta complementar

Taguatinga

Guido Tomazzia

Guido Tomazzia

Terapeuta complementar

Canelinha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Formigamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.