Sou Enfremeira e tive um acidente com paciente q é hiv positivo com uma agulha de insulina. Estou tomando

1 respostas
Sou Enfremeira e tive um acidente com paciente q é hiv positivo com uma agulha de insulina. Estou tomando antirretroviral quais minhas chances de infectar me??
Dra. Ieda Maria Leonel
Generalista, Médico de família
Curitiba
É importante notar que o risco de transmissão do HIV em acidentes com agulhas depende de vários fatores, incluindo a carga viral do paciente, o tipo de exposição, a profundidade da ferida e o tratamento pós-exposição.
No entanto, tomar antirretrovirais pós-exposição (PEP) é uma medida eficaz para reduzir o risco de infecção pelo HIV após um acidente com uma agulha contaminada. O PEP envolve o uso de medicamentos antirretrovirais por um período específico após a exposição ao vírus. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, idealmente dentro de 72 horas após a exposição, para ser mais eficaz.
Se você está tomando antirretrovirais como parte do PEP, suas chances de contrair o HIV são significativamente reduzidas. No entanto, não posso fornecer uma estimativa específica de suas chances, pois isso depende de vários fatores, como a rapidez com que o tratamento foi iniciado e a adesão ao regime de medicamentos prescrito.
É importante seguir todas as orientações de seu médico e completar o ciclo de PEP conforme prescrito. Além disso, é aconselhável procurar orientação e acompanhamento regulares com um profissional de saúde especializado em HIV/AIDS para monitorar sua situação e garantir que você esteja recebendo o cuidado adequado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Adriana da Silva Marques

Adriana da Silva Marques

Médico clínico geral

Recife

Ricardo Ribeiro de Almeida

Ricardo Ribeiro de Almeida

Infectologista

Goiânia

Vanessa Levien Strelow

Vanessa Levien Strelow

Infectologista

Curitiba

Valéria Ribeiro Gomes

Valéria Ribeiro Gomes

Médico clínico geral, Infectologista

Rio de Janeiro

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Isabel Cristina Ferreira Tavares

Infectologista

Rio de Janeiro

Cesar Augusto Castro de Barros

Cesar Augusto Castro de Barros

Infectologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6603 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.