Sou estudante de nutrição e nunca havia tido contato/aula sobre a síndrome de Fournier, porém em

2 respostas
Sou estudante de nutrição e nunca havia tido contato/aula sobre a síndrome de Fournier, porém em estágio tive uma paciente internada em tratamento da mesma. O quarto era mantido com isolamento de precaução, sendo solicitado o uso de toucas para entrar. Se a doença não é contagiosa, por que a touca?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. O isolamento de precaução possivelmente é devido ao fato das bactérias da paciente que estão provocando a síndrome de Fournier serem resistentes aos antibióticos normais, ou serem multi-resistentes ou serem de difícil tratamento.
Se não houver precaução de contato ou higiene adequada das mãos após os cuidados com esse paciente, essas bactérias de difícil tratamento podem ser transmitidas para os outros pacientes através das mãos de profissionais de saúde, determinando aparecimento de infecções hospitalares.
Esse é o motivo da precaução de contato. É uma orientação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e deve ser seguido por todos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Lara Tavares Neiva
Dermatologista, Especialista em medicina estética
Cuiabá
Olá ,todos os cuidados para evitar o contato entre o paciente e outras pessoas visam não só a disseminação da bactéria no ambiente hospitalar como a proteção do próprio paciente que estando fragilizado e com a imunidade baixa ,micro-organismos presente nos cabelos das pessoas saudáveis podem não causar doenças nas pessoas higidas porém podem ser prejudiciais à pessoas doentes com pouca resistência ,então um bom isolamento esses protegendo além dos profissionais e visitantes ,o paciente também .

Especialistas

Luciana Maria Caccavo Miguel

Luciana Maria Caccavo Miguel

Intensivista

Porto Alegre

Carine Maria Silva Machado

Carine Maria Silva Machado

Ginecologista, Generalista, Médico clínico geral

Barueri

Isilda Julia Petrocino

Isilda Julia Petrocino

Ginecologista

Santana de Parnaíba

Luiza Marun

Luiza Marun

Dermatologista

Campos Dos Goytacazes

Gustavo  Cunha

Gustavo Cunha

Infectologista

Ilhéus

Myrciara Macedo de Alcântara

Myrciara Macedo de Alcântara

Dermatologista

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Gangrena De Fournier
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.