Sou homossexual e, recentemente, fui a duas entrevistas iniciais com um psicólogo, porém fiquei com

13 respostas
Sou homossexual e, recentemente, fui a duas entrevistas iniciais com um psicólogo, porém fiquei com a impressão de que ele não estava confortável com minha sexualidade. Devo continuar indo nele ou procurar outro profissional?
Talvez seja só uma impressão sua, visto que o psicólogo é um profissional que vai sempre olhar o próximo com um olhar neutro, sem qualquer preconceito. Mas, se vc continuar desconfortável, poderá sim procurar um outro profissional, pois a terapia só surtirá efeito, se for construído uma relação de confiança. Uma relação sinecoanon, onde um completará o outro.
Abraços

Se você não se sente à vontade com o profissional que está te atendendo, procure outro. É muito importante que o paciente não se sinta avaliado ou julgado pelo psicólogo. No entanto, vale pensar também se esse sentimento é comum não apenas com o profissional. Outra questão importante: diga o que pensa e sente ao psicólogo (inclusive sobre as intervenções dele) analise a resposta dada. A terapia é um processo e o mais importante é você achar que vale a pena investir (tempo e dinheiro) nele. Nem sempre se encontra o profissional que se busca na primeira tentativa.
Olá!
Num tratamento psicológico a empatia, sintonia e imparcialidade são questões primordiais para o bom andamento. Às vezes isso não ocorre. Mas a busca de outro profissional é fundamental para que você possa dar andamento ao tratamento;

Lilian
Psicoterapeuta cognitivo comportamental
É primordial que o paciente se sinta acolhido e em sintonia com o Psicólogo que está auxiliando no processo terapêutico. Sendo assim, se você não está se sentindo bem busque sim outro profissional. Espero ter ajudado.
Creio que se você já esteve em duas entrevistas com o profissional e não esteve confortável com ele, talvez não tenha tinha uma boa sintonia entre voces. Talvez mais de sua parte do que da dele, e isso ocorre sem dúvida. Há que se ter uma boa sintonia entre paciente e profissional para que haja confiança e entrega da parte do paciente, e também total entrada no caso da parte do profissional. Sinta-se sempre a vontade para trocar de profissional até encontrar aquele que se sinta bem.
Faça o que seu coração mandar. E depois perceba se isto lhe trouxe algum conforto. Também gostaria de dizer que esclarecer a sua impressão com este psicólogo é importante, porque estas impressões fazem parte do trabalho psicológico. São momentos bem valiosos. Terapeuta e cliente ganham, quando existe a possibilidade de falar da experiência que cada um vivencia durante o atendimento. É bem interessante.
Olá, os primeiros contatos com o profissional é realmente importante justamente para se estabelecer uma confiança, e também para você se sentir a vontade para poder falar sobre suas questões e falar sobre seu desconforto, como no seu caso. Na verdade isso é uma escolha sua, o vínculo entre você e esse profissional pode se desenrolar ao longo das sessões ou você pode buscar outro psicólogo que te traga essa confiança. Abraço
Olá, acredito que tenha sido impressão sua, porém o essencial é que você se sinta à vontade com o profissional, sinta confiança ao longo da terapia e a empatia inicial. Alguns pacientes tem medo que exista algum preconceito por parte do psicólogo, em geral são pensamentos de medo e julgamentos, porém o psicólogo apenas quer ajudá-lo, sem julgá-lo.
A empatia é de extrema importância num processo psicoterapêutico, se não sentiu-se à vontade e acolhido procure outro profissional até encontar um que lhe transmita confiança.
Porém não é ético por parte do psicólogo ter preconceitos e julgamentos em relação a QUALQUER orientação ou escolha que seus pacientes tenham ou façam.
Boa sorte!
Olá. A empatia entre cliente e Psicólogo é primordial para o desenvolvimento da psicoterapia. Se não houve empatia e se considera que ir a outra sessão com outro profissional não o ajudaria, o ideal é buscar outro profissional até identificar está sintonia.
Um abraço.
Para que haja terapia, é necessário que exista empatia entre ambos. Você disse que já esteve duas vezes no consultório e não se sentiu acolhida, o melhor é você conversar com seu terapeuta, caso persistam sua opinião, busque outro profissional.
Espero tenha lhe ajudado
Abraço
Vera pelizzari
É imprescindível que ocorra a empatia entre o Psicólogo e seu Consulente, se tem alguma dúvida que possa ser impressão sua, o ideal é que converse sobre isso diretamente com o Psicólogo essa conversa pode te ajudar a tomar a decisão de escolher outro profissional ou perceber alguma dificuldade sua (projeção) e não do Psicólogo em lidar com esse assunto.
De qualquer forma desejo melhoras e abraços
Converse isso com seu Psicologo. Caso não fique a vontade para ambos tente procurar que você fique mais a vontade. Estou a disposição para esclarecimentos.