Sou menina trans fiz uso de acetato de ciproterona 50 mg e erva por cerca de 1ano meio, de forma int

2 respostas
Sou menina trans fiz uso de acetato de ciproterona 50 mg e erva por cerca de 1ano meio, de forma intermitente, associado a estrogênio. Atualmente uso Perlutan com espironolactona 50 mg. Caso eu suspenda a terapia hormonal Há possibilidade de retorno da libido e da ejaculação? Em média, quanto tempo isso pode levar?
Dra. Clara Miceli Alves
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Olá, 



Espero que você esteja bem! 



Para uma melhor avaliaçāo do seu caso, seria importante ter mais detalhes sobre a terapia hormonal de afirmaçāo de gênero realizada e seu histórico de saúde. 



Idealmente, essa e outras questōes, devem ser abordadas e esclarecidas antes do início da terapia hormonal. De qualquer forma, o uso de estrógenos e de bloqueadores de androgênio, suprimem/bloqueiam a produçāo de hormônios que estimulam a produção fisiológica de testosterona.

Nāo existe um período exato para esse “desbloqueio” acontecer após a suspensão da terapia hormonal. Isso ocorre de forma errática, com alguma relação com a duração de tratamento, doses e tipo de hormônios administrados, além de fatores individuais. Caso a produçāo fisiológica seja restaurada de forma plena, o esperado é que a libido e outras questōes relacionadas a saúde sexual sejam restauradas.

Sugiro fortemente uma consulta com Endocrinologista para uma melhor avaliação e esclarecimentos.

Agradeco o contato!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Arthur Henrique Caixeta da Conceição
Endocrinologista, Pediatra, Médico clínico geral
Campinas
Sim, na grande maioria dos casos, há possibilidade de retorno tanto da libido quanto da ejaculação, mas o processo é gradual e depende de como o seu corpo vai "religar" a produção natural de hormônios.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.