Sou portadora de HAP, desde início de 2010, no momento estou fazendo uso de sildenafil 20mg 2 comp 3
Sou portadora de HAP, desde início de 2010, no momento estou fazendo uso de sildenafil 20mg 2 comp 3 x ao dia, e de bosentana 125mg, 2 x ao dia. Gostaria de saber se existe algum outro tratamento? Sou portadora de marca passo cardíaco.
3 respostas
Aparentemente você já está com um tratamento bem adequado para sua hipertensão pulmonar. Há uma medicação que é de uso via bomba de infusão que é muito difícil de ser utilizada e que não acrescentaria grandes benefícios já que está em uso de 2 medicações para hipertensão pulmonar. Aconselho-a a conversar com seu médico mas, a primeira vista, seu tratamento está bom.
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
Seu tratamento é o mais adequado com aquilo que temos disponível no SUS. Porém existem medicamentos mais modernos, que mostram melhores resultados nos estudos realizados fora do Brasil. Na mesma classe da Bosentana já existe o Macitentan, que mostrou melhora na vasodilatação pulmonar com menos efeitos colaterais quando comparado à Bosentana. Existe ainda uma terceira classe de medicações que atua na via das Prostaciclinas. Antigamente só existiam fármacos desta classe para uso endovenoso ou inalatório, o que complicava demais o tratamento. Hoje já existe uma opção por via oral chamado Selexipag que também mostra bons resultados. Tanto Macitentan quanto Selexipag não são fornecidos pelo sus, porém um bom número de pacientes consegue as medicações via ordem judicial. O mais importante é estar vinculado a um centro de referência para avaliar se você é um candidato ao uso destas medicações, dependendo de sua classe funcional e causa da Hipertensão Pulmonar.
Perguntas semelhantes
- É grave função diastolica do ventrículo esquerdo prejudicado ondas EeA fusionadas?
Estou há mais de um mês tomando brisoprolol 2,5 mg. Tenho sentindo bastante cansaço, falta de ar e a
O remédio antecompscional, da pressão alta? Eu tenho medido e tem ficado um pouco Alta. Também out
O candesartana esta me dando formigamento pe e perna. Uma Fadiga… isso passa?
Sou estudante de medicina e sofro de reflexo vasovagal (já me ocorreu ao ver coisas muito simples, c
Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.



