Sou RH negativo essa é a minha segunda gestação estou de 36semanas realizei o exame coombs indireto

3 respostas
Sou RH negativo essa é a minha segunda gestação estou de 36semanas realizei o exame coombs indireto e deu positivo com índice de 1/16.estou muito preocupada com o que pode acontecer com o meu bebê..o que devo fazer?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas nas consulta de pré-natal. Faça o pré-natal corretamente.
Se você é Rh negativo, você deve ter feito a imunoglobulina anti-D na 28º semana de gravidez. Essa medicação tem duração de 12 semanas no seu organismo e pode justificar o exame de Coombs indireto positivo.
Se você não fez a imunoglobulina, tem risco de isoimunização anti-Rh.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento e diagnóstico.

Se você já está com 36 semanas, já está próximo do parto. Se o coombs indireto ficou positivo apenas no terceiro trimestre após a vacina é muito provável que seja só vacinal e se for isso, não há risco nenhum para o feto. A isoimunização RH pode causar anemia fetal e é suspeitada quando o coombs indireto esta maior ou igual a 1/16 no seguimento pré-natal. Atualmente podemos avaliar se o feto está com anemia por meio de um exame de ultrassom com Doppler da artéria cerebral média do feto. Esse exame não tem risco nenhum e tem alta acurácia na identificação da anemia do feto. Converse com o seu obstetra na consulta. Boa sorte e um abraço.
Olá
A primeira pergunta a se esse exame foi feito após uso da imunoglobulina na gestação. Se a resposta for sim não se preocupe. Se não há risco de anemia fetal pela incompatibilidade Rh e uma avaliação fetal com dopplerfluxometria da artéria cerebral média deve ser feita.
Discuta com seu obstetra para melhor avaliação