Sou uma mulher trans e tenho uma duvida, faco TRH por quase 2 anos, porem fiquei 1 ano sem medico e

3 respostas
Sou uma mulher trans e tenho uma duvida, faco TRH por quase 2 anos, porem fiquei 1 ano sem medico e por medo/ condicao financeira nao consegui voltar para alterar as doses, recentemente em uma das piores crises de disforia que eu tive, fui olhar os meus exames e percebi que o estradiol estava baixo, no contrato que eu assinei as alteracoes no corpo mais notaveis seriam ate os dois anos de terapia, mesmo se eu voltar agora em um medico o meu corpo nao tera mais mudancas mesmo se mudar a dosagem?
Dra. Paula Cícero
Endocrinologista
Boa Vista
Olá. Não. As mudanças não acabam automaticamente após dois anos. Esse período costuma concentrar as transformações mais rápidas, mas o corpo continua respondendo à TRH por vários anos, apenas de forma mais lenta.

Se o estradiol ficou baixo por um tempo, algumas mudanças podem ter sido menores do que o esperado, mas isso não fecha uma “janela” definitiva. Ao retomar o acompanhamento médico e ajustar as doses corretamente, ainda é possível ter novas mudanças, além de melhora do bem-estar e da disforia.

Em resumo: você não perdeu sua chance. Voltar ao médico e regular a terapia ainda pode trazer benefícios importantes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Elisa Ferreira Soares
Endocrinologista
Rio de Janeiro
olá! As mudanças da TRH não terminam aos dois anos. Esse período refere-se às transformações mais rápidas. Se o estradiol ficou baixo, o processo pode ter desacelerado, mas ao ajustar novamente as doses, ainda há potencial de mudanças ao longo dos anos. O mais importante é retomar o acompanhamento médico para adequar os níveis hormonais com segurança
Dra. Raquel Martins
Endocrinologista, Especialista em clínica médica
São Paulo
O que você viveu foi interrupção de cuidado, não falha do tratamento — e isso é reversível em termos de condução, desde que seja feito com acompanhamento.
Minha orientação: volte ao endocrinologista, refaça exames (estradiol, testosterona total e livre, SHBG, prolactina, perfil metabólico) e ajuste a TRH de forma segura.
Seu corpo ainda responde, sim.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.