TDAH que perdura desde a adolescência até a vida adulta, em grau que prejudique várias áreas da vida,

9 respostas
TDAH que perdura desde a adolescência até a vida adulta, em grau que prejudique várias áreas da vida, pode ser considerado deficiência? É possível que o TDAH venha associado a algum transtorno de personalidade, a exemplo da personalidade anancástica ou boderline?
Bom, só para ratificar, o ideal é tentar não ver como deficiência. É um transtorno, ou seja, uma alteração, que pode estar associado à outros problemas (sendo causa ou consequência de outros transtornos), que traz sofrimento e é mais trabalhoso de se conviver, porém, o principal é acreditar que temos outras qualidades e “alterações” boas, que ajuda a gente a se adaptar e ter uma vida sempre melhor. Abç

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
TDA não é considerado legalmente uma deficiência. Pode sim estar associado a qualquer transtorno de personalidade (improvável a anancástica especificamente, mas é possível).
 Cláudia Bispo
Psicólogo
Salvador
Olá!

O TDAH é descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento e pode ser tratado pela neurologia ou psiquiatria, além das psicoterapias e outras alternativas terapêuticas.

A depender do tipo e da gravidade do quadro, o TDAH pode caminhar com outras psicopatologias (depressão, ansiedade, TOD, personalidade)...

Importante estar acompanhado por uma equipe competente e qualificada.
TDAH é uma patologia na maioria das vezes tratável com uso de medicações e psicoterapia cognitivo-comportamental, que auxilia muito na maioria dos casos de TDAH.

Ele pode sim estar presente em comorbidade com transtornos de personalidade, mas isso é algo que deve ser checado com cuidado por um profissional experiente e tecnicamente competente, pois algumas maneiras pelas quais as pessoas se adaptam a sintomas como os do TDAH podem ser parecidos com um transtorno de personalidade sem de fato sê-lo.
 Cristie Garisto
Psicólogo
Sumaré
Olá, o que pode acontecer é que o TDAH venha acompanhado de outro transtorno e assim potencializa os sintomas. Porém, ambos são tratados com medicação e psicoterapia.
 Ricardo Sibanto Simões
Psicólogo
Rio de Janeiro
Tecnicamente não tenho nada a acrescentar a resposta dos meus colegas.

Entretanto, eu sugiro que você não se preocupe nesse momento com diagnósticos. Comece buscando ajuda de um psicoterapeuta para avaliar junto com você o que possivelmente está lhe trazendo angústia.
Assim como os colegas falaram, o TDAH não é considerado uma deficiência, mas pode está, sim, associado a algum Transtorno de Personalidade. O ideal é fazer uma avaliação psicológica clínica para diagnóstico mais correto.Boa Sorte!
faca uma avaliação neuropsicológica com laudo para fim de diagnostico diferencial.
O TDAH é um transtorno neurobiólogo é hereditário. Já os demais são aprendidos. Logo, independente do TDAH, pode haver quadros relacionados. ideal procurar um psiquiatra e um psicólogo para tratar de forma efetiva.

Especialistas

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Taís Fontenelle Carneiro

Taís Fontenelle Carneiro

Psicólogo

Parnaíba

Tatiana Del Caro Paiva

Tatiana Del Caro Paiva

Psicólogo

Barão de Cocais

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 470 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.