TDAH que perdura desde a adolescência até a vida adulta, em grau que prejudique várias áreas da vida,
TDAH que perdura desde a adolescência até a vida adulta, em grau que prejudique várias áreas da vida, pode ser considerado deficiência? É possível que o TDAH venha associado a algum transtorno de personalidade, a exemplo da personalidade anancástica ou boderline?
9 respostas
Bom, só para ratificar, o ideal é tentar não ver como deficiência. É um transtorno, ou seja, uma alteração, que pode estar associado à outros problemas (sendo causa ou consequência de outros transtornos), que traz sofrimento e é mais trabalhoso de se conviver, porém, o principal é acreditar que temos outras qualidades e “alterações” boas, que ajuda a gente a se adaptar e ter uma vida sempre melhor. Abç
Obtenha respostas com a consulta online
Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.
TDA não é considerado legalmente uma deficiência. Pode sim estar associado a qualquer transtorno de personalidade (improvável a anancástica especificamente, mas é possível).
Olá! O TDAH é descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento e pode ser tratado pela neurologia ou psiquiatria, além das psicoterapias e outras alternativas terapêuticas. A depender do tipo e da gravidade do quadro, o TDAH pode caminhar com outras psicopatologias (depressão, ansiedade, TOD, personalidade)... Importante estar acompanhado por uma equipe competente e qualificada.
TDAH é uma patologia na maioria das vezes tratável com uso de medicações e psicoterapia cognitivo-comportamental, que auxilia muito na maioria dos casos de TDAH. Ele pode sim estar presente em comorbidade com transtornos de personalidade, mas isso é algo que deve ser checado com cuidado por um profissional experiente e tecnicamente competente, pois algumas maneiras pelas quais as pessoas se adaptam a sintomas como os do TDAH podem ser parecidos com um transtorno de personalidade sem de fato sê-lo.
Olá, o que pode acontecer é que o TDAH venha acompanhado de outro transtorno e assim potencializa os sintomas. Porém, ambos são tratados com medicação e psicoterapia.
Tecnicamente não tenho nada a acrescentar a resposta dos meus colegas. Entretanto, eu sugiro que você não se preocupe nesse momento com diagnósticos. Comece buscando ajuda de um psicoterapeuta para avaliar junto com você o que possivelmente está lhe trazendo angústia.
Assim como os colegas falaram, o TDAH não é considerado uma deficiência, mas pode está, sim, associado a algum Transtorno de Personalidade. O ideal é fazer uma avaliação psicológica clínica para diagnóstico mais correto.Boa Sorte!
Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.







