Tem algum problema de fazer uso de daforin na gravidez??? Tenho depressão e ansiedade.fico um pouco

3 respostas
Tem algum problema de fazer uso de daforin na gravidez??? Tenho depressão e ansiedade.fico um pouco resiosa de fazer mal ao bebê.
Dr. Fábio Fonseca
Psiquiatra
Campinas
Em casos de depressão e ansiedade em que a psicoterapia não é suficiente para diminuir os sintomas, pode ser preferível fazer uso de algumas medicações do que submeter-se a possíveis complicações da depressão para a mãe e o bebê.
Exemplos: mulheres deprimidas tem maior risco de parto prematuro, eclâmpsia e de tar bebês de baixo peso.
Bebês de mulheres que sofreram depressão na graviez tem maior risco de atraso no desenvolvimento cognitivo.
É claro que a decisão de manter uma medicação como a fluoxetina na gravidez deve ser compartilhada pelos pais, pelo psiquiatra e pelo ginecologista. Todos os riscos devem ser compreendidos, informados e levados em conta.
Em geral, o risco associado ao uso de fluoxetina em menos que o risco das complicações acima mencionadas, DESDE QUE O DIAGNÓSTICO ESTEJA BEM ESTABELECIDO.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Alessandra Sanches Gonzales
Psiquiatra
Santo André
Complementando: o uso costuma ser seguro para a amamentação inclusive. O mais importante é ter certeza do tipo de depressão, se bipolar ou não. A fluoxetina só tem indicação se a depressão não for em decorrencia de quadro bipolar.
Dr. Marcelo Paoli
Psiquiatra
São Paulo
Existem sim, alguns riscos com o uso do Daforin (fluoxetina) na gestação. Entretanto, os benefícios são de sua tomada são muito maiores que estes riscos.
Quando um médico toma a decisão de prescrever uma medicação na gestação ele faz estas considerações. Frente ao sofrimento materno, a diversas dificuldades que possam acontecer com o progredir dos sintomas e complicações para o bebê, seria melhor preveni-las ou aguardar para trata-las?
A literatura médica baseia a nossa opinião para a sugestão do tratamento, seja ele com medicação ou não.
Converse com seu psiquiatra a respeito de suas dúvidas e angústias. Ele vai aconselhar você a partir do conhecimento técnico que tem e te acompanhará neste momento importante de sua vida.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Daforin
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.