Tenho 18 anos, e demorei a começar a me aceitar como trans a partir do momento que negava que eu era.
Devo procurar um psicologo antes do inicio do tratamento hormonal, devo procurar um endocrinólogo, qual seria o correto a se fazer ?
( sou uma pessoa muito confusa e leiga de tudo, sinceramente estou meio perdida nesse caminho )
Olá, geralmente em momentos de mudança sempre passamos por dúvidas e questionamentos, nesse caso acredito ser importante o apoio de um psicólogo, justamente para te ouvir, te entender, e ajudar no esclarecimento de dúvidas. Quando caminhamos acompanhados por um especialista a nossa dor é amenizada e passamos a ter mais qualidade de vida. Pense a respeito, no mais, desejo-lhe sorte!

 Viviane Braga L. B.
Viviane Braga L. B.
Psicólogo
São José dos Campos
Que prazer em falar com você! Acredito que seja interessante sim, você passar pelas especializações necessárias, para
auxiliar a amadurecer melhor sua decisão. O psicólogo poderá ajudar neste processo. Abraços...

Boa noite! Que bom que está se aceitando, esse processo realmente pode ser difícil. Sugiro com certeza acompanhamento de um psicólogo e caso deseje fazer tratamento hormonal , a busca por endocrinologista. O psicólogo te ajudará nessa fase que se acha perdida.

Olá!! Deves buscar atendimento com um profissional especializado na área, para que possa te auxiliar, por meio da psicoterapia, focada na identidade trans, a planejar e definir todas as fases do processo de transição... Boa Sorte!

boa noite, com certeza uma ajuda profissional irá ajudar a reorganizar-se dentro do sentimento que te faz sentir perdida. um acompanhamento do psicólogo oferecerá a orientação para os passos seguintes, vamos entender que um grande principio acontece; a aceitação de ser quem realmente é a partir daí a fase dessa transição e integração, tornando possível uma vivencia saudável.

 Claudius Viana
Claudius Viana
Psicólogo
Rio de Janeiro
Boa noite. O fato de se julgar "perdida" já constitui um bom motivo para buscar a ajuda de um psicólogo. Através da psicoterapia você descobrirá aspectos e recursos em si mesma, compreenderá melhor suas atitudes e sentimentos, levando-a a lidar melhor com as suas emoções e com seus comportamentos. A dedicação efetiva ao processo psicoterapêutico pode auxiliar em diversas áreas da sua vida, como as relações e o desenvolvimento pessoal, por exemplo. Mesmo as questões pontuais que a afligem neste momento poderão ser divididas com seu psicólogo, buscando juntos respostas para elas. Abraços e boa sorte!
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 90
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Olá! Um dos objetivos da psicoterapia é trazer autoconhecimento, então se a questão de genero ainda fosse uma duvida, ela te ajudaria muito.
Como isso, aparentemente, ja está claro para você, a psicoterapia pode te ajudar a construir uma rede de apoio, no sentido de que toda mudança pode trazer ansiedades, angustias e sofrimentos também, por que não?
Então, além de procurar um endrocrinologista, procure um psicologo para cuidar de sua saude mental, para que a sua transição seja feita da forma mais "segura" e bem cuidada possivel!

Espero ter ajudado. Se precisar fico a disposição!

Oii tudo bem? Esse momento de se encontrar , saber quem é e o que quer e muito importante . Por isso eu considero imprescindível passar por terapia com um psicólogo que tenha experiência com trans e também psssar com um endocrino com muita experiência no atendimento a trans! Qualquer dúvida estou à disposição! Abraço
Convidamo-lo para uma consulta: - R$ 250
Pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão Reservar uma consulta.

Assumir sua verdadeira identidade é um passo importante para ser feliz. Parabéns! Sim, procure todos os especialistas necessários mas principalmente um psicólogo para ajudá-lo nesta nova fase de mudança.

Boa noite!
É importante sim, buscar por apoio psicológico, ter um espaço para dividir as questões emocionais que lhe afligem e com certeza é fundamental a busca por um médico não só para a questão hormonal mas também todo processo fisiológico.
Abraços!

Olá, acho que após tantas respostas sobre a importância do Psicologo nesse processo que não vou falar sobre isso. Uma vez tomada essa decisão de partir para uma mudança, acredito que um Endocrino seria o mais indicado. Não importa qual dos dois profissionais vc procurará primeiro. Os dois deverão estar juntos com vc nessa mudança.
Normal ficar perdida e não saber por onde começar. Mudanças assustam porque adentramos o terreno desconhecido. Mas aos poucos e com cautela tenho certeza que vc encontrará o melhor caminho.
Bjo grande e meu desejo de muito sucesso na sua jornada!

Dra. Marina Tavares Costa
Dra. Marina Tavares Costa
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Certamente a ajuda de um psicólogo irá te ajudar no autoconhecimento e no fortalecimento para tomada de decisões!

 Maudeli Pereira
Maudeli Pereira
Psicólogo
Bauru
É um prazer falar com você. Com certeza você necessita de um acompanhamento psicológico para enfrentar esse processo de mudança e ajudar a melhorar sua auto estima, sua segurança, fortalecimento de suas relações, enfim você tem que estar certa do irá fazer antes de iniciar qualquer procedimento . Um abraço e sucesso na sua jornada.

Dra. Claudia Maria De Barros Fonseca
Dra. Claudia Maria De Barros Fonseca
Psicólogo
Rio de Janeiro
Se alguma situação lhe causa sofrimento emocional, o psicólogo é o profissional ideal para lhe ajudar neste momento.

Fundamental a busca para dividir as emoções e confusões, é uma decisão dificil de se tomar...ppsso imaginar sua angustia.
Att.
Eduardo

 Paulo Renato Oliveira
Paulo Renato Oliveira
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
Acho que você deve procurar um Psicólogo. Ao investigar, com ajuda, suas fantasias, você conseguirá decidir, com menos chances de arrependimento, até onde você realmente deseja ir nesse processo de mudança. Isto porque a mudança hormonal é apenas um primeiro passo, que altera basicamente os caracteres secundários, como voz, pelos, formato corpiral. Esse passo depois pode ou não ser continuado com cirurgias de alteração de detalhes, a exemplo de cirurgias faciais, quando se trata de processos de feminização, ou retirada de mamas, no caminho inverso. Uma terceira etapa envolve a cirurgia direcionada especificamente às alterações definitivas da genitália. É fundamental que a pessoa conheça todas essas etapas, os custos financeiros e em muitos casos emocionais envolvidos, antes de dar cada passo, uma vez que alguns passos, como as cirurgias, são regra geral sem retorno possível. Ao retirar um genital, por exemplo, mesmo que alguns digam que há reversibilidade, é evidente que o pênis ou a vagina recolocada não terão nem de longe as mesmas terminações nervosas e a mesma capacidade de proporcionar prazer sexual. Na própria operação de troca de genitais há uma perda considerável neste particular

Bom dia!! O fato de vc ter agora com 18 anos se aceitado significa que somente iniciou um longo caminho, e que creia não será fácil, mas será amenizado e bem mais elaborado com a ajuda de profissionais. Sem dúvida vc deve procurar por um psicólogo, iniciar uma caminhada de autoconhecimento e descobrimento de como serão as coisas, e juntos irão percorrer esse caminho. Estou a disposição. Um grande abraço.

 Célia Naime
Célia Naime
Psicólogo
Londrina
Antes de procurar tratamentos físicos mais especificos, deve primeiro procurar um psicologo com prática neste aspecto.Dúvidas são comuns em sua idade e para se sentir segura , a psicoterapia te ajudará a seguir confiante para com sua escolha .

 Raquel Lara Eugenio Carneiro
Raquel Lara Eugenio Carneiro
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Boa Tarde! O tratamento hormonal é apenas o início de um tratamento longo e complexo, que abrange a mudança de sexo. Todo o tratamento em si é delicado, pois ate certo ponto não há mais retorno. Para você poder receber autorização médica para realizá-lo, passará por algumas entrevistas, com o objetivo de assegurar aos médicos da clareza do seu desejo. Portanto, é importante você estar segura/o sobre a sua decisão. A sensação de não se sentir pertencente ao próprio corpo biológico geralmente traz em si uma angústia muito intensa, portanto, é natural que sinta-se confusa/o. Minha indicação é que você procure um psicólogo/psicanalista neste primeiro momento, para que você possa compreender melhor seu corpo, seu desejo, e sua sexualidade. Essa compreensão te deixará mais segura/o para procurar um endocrino que te auxilie no inicio do tratamento, ok? Forte abraço

 Denize de Oliveira Silva
Denize de Oliveira Silva
Psicólogo
São José do Rio Preto
Olá, boa noite!
O correto e buscar um apoio psicológico antes de iniciar qualquer tratamento, desta forma, você se sentirá mais seguro em organizar seus pensamentos e identificar seus sentimentos e ter uma compreensão. melhor da sua sexualidade.

 Aparecida de Paula Santos
Aparecida de Paula Santos
Psicólogo, Sexólogo, Terapeuta complementar
São João del Rei
Caso não tenha acompanhamento psicológico, não tome nenhuma decisão sem ter total conhecimento do seu verdadeiro eu, busque um e somente tome as decisões quando se sentir segura das decisões.Quais as experiências sexuais teve? Com ambos os sexos? Faça essas análises internas com o profissional indicado para ajudá-la, o psicólogo. Lembre-se de anotar todos os sonhos para conhecer-se internamente nos diálogos com o terapeuta.
Como foi dito acima por um dos colegas, não é mudando documentos que terá os prazeres sexuais do homem. As terminações nervosas jamais serão as mesmas das criadas pela natureza.
Boa sorte.
Psicóloga Cida Santos

Especialistas em Transexualidade

Priscila Dantas da Costa Garcia

Priscila Dantas da Costa Garcia

Psicólogo, Sexólogo

Sorocaba

Janaina Yasmim Lessa Silva Ramos

Janaina Yasmim Lessa Silva Ramos

Psicólogo

Feira de Santana

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Psicólogo

Santos

Sofia Brito de Oliveira

Sofia Brito de Oliveira

Psicólogo

Poços de Caldas

Caroline Polizeli

Caroline Polizeli

Psicólogo

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 52 perguntas sobre Transexualidade

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.