Tenho 22 anos e possuo a doença de Scheuermann. Minha curvatura não é tão acentuada, mas esteticamen

2 respostas
Tenho 22 anos e possuo a doença de Scheuermann. Minha curvatura não é tão acentuada, mas esteticamente me incomoda demais. Tenho muita vontade de fazer a cirurgia, mas tenho medo, claro. Gostaria de saber se, com o avanço da medicina, a cirurgia se tornou mais segura que há alguns anos atrás . E também, se por minha curvatura não ser extremamente elevada, as chances de um bom resultado são maiores. Obrigado!
Em primeiro lugar, precisamos medir esta curvatura. Para isto necessitamos de uma radiografia panorâmica da coluna.
Em relação à segurança da cirurgia, ela melhorou muito nos últimos anos, com a monitorização neurofisiológica, ou seja, sabemos em tempo real se está havendo alguma lesão de algum nervo ou medula, podendo reverter na maioria das vezes; nunca é zero a chance de ocorrência de problemas desta natureza mas reduziu muito.
Com relação á correção da curvatura é lógico que quanto menor e menos rígida ela for, melhor o resultado mas é preciso pesar bem prós e contras quanto à indicação de se fazer o procedimento.

Boa tarde, as curvas cifóticas são normais até 15º, por isso necessário exame de imagem, as margens de risco hoje são bem menores que no passado, haja visto a evolução de materiais e técnicas cirúrgicas.