Tenho 30anos, sofri um acidente e fraturei a tíbia, fíbula e tálus. Estou querendo realizar artroplastia

3 respostas
Tenho 30anos, sofri um acidente e fraturei a tíbia, fíbula e tálus. Estou querendo realizar artroplastia total de tornozelo porém dizem que só realizam em idosos. É isso mesmo? Pois não quero perder o movimento travando ele com artrodese.
Após fratura grave envolvendo a tíbia, a fíbula e o tálus muito provavelmente ocorrerá sério comprometimento com perda importante da movimentação do tornozelo, qualquer que seja o tipo de tratamento ortopédico empregado. Dependendo do tempo transcorrido desde a lesão inicial o movimento pode já estar seriamente comprometido, independentemente da vontade do paciente ou do médico envolvido no tratamento. A artrodese é o tratamento padrão para pacientes com pouco movimento e muita dor e é a melhor indicação para pessoas abaixo dos 60 anos de idade. A artroplastia pode ser indicada apenas em casos específicos. São algumas contra-indicações: as lesões traumáticas com perda ou necrose óssea; infecção prévia; deformidade grave; múltiplas cicatrizes; e osteopenia acentuada. Na melhor das hipóteses uma artroplastia (prótese) do tornozelo tem prazo de validade de aproximadamente 10 anos, havendo necessidade de revisão da operação após este período. A revisão não é simples e pode complicar.

O tornozelo é uma articulação que suporta todo o peso do corpo. A artroplastia usando metal e plastico, sofre desgaste com o passar dos anos, e se você é jovem, a necessidade de precisar trocar com cirurgia é grande. Se você é jovem e ativo, mais rápido é esse desgaste e mais trocas serão necessárias. A artrodese é uma cirurgia definitiva, mas também como ela trava o movimento, sobrecarrega outras articulações. A decisão entre um tratamento ou outro deve ser individualizada para cada caso, conversando com o médico sobre a vantagem e desvantagem de cada um, e em conjunto decidir qual o melhor.
Olá,

Realmente não é prudente realizar uma prótese em alguém tão jovem, isso porque essas proteses precisam ser trocadas com o passar dos anos e portanto voce teria que ser submetido a múltiplas trocas, não há tecnologia para isso. No entanto duas questões podem ser pontuadas: você só perde o que tem, hoje você já movimenta muito pouco seu tornozelo então a artrodese não geraria nesse sentido redução do movimento para você e te tiraria da dor; por último, no futuro com 60 anos pode ser feita a desartrodese e lá colocar a prótese. Já existe tecnologia para isso!