Tenho 35 anos, e tenho apenas 284 células na parte inferior da córnea, apenas a superior se encontra

2 respostas
Tenho 35 anos, e tenho apenas 284 células na parte inferior da córnea, apenas a superior se encontra preservada com mais ou menos 2000 células. Na central 0. Quando vou ser apta ao transplante?
A indicação de transplante não é tão teórica, levando em conta números de endotélio, e depende na verdade de múltiplos fatores subjetivos, como a visão do paciente, aspecto da córnea (se está fazendo edema, se responde a medicações para diminuir o edema) e outros fatores, como a idade. Podemos dividir o transplante corneano em penetrante (onde toda a córnea é transplantada) ou DSAEK/DMEK (onde apenas o endotélio, a camada da córnea danificada é trocado). Essa última opção apresenta resultados melhores, com visão melhor, e transplante com menor índice de rejeição, mas cada caso têm que ser avaliado de forma isolada. Diante disso, o acompanhamento regular é fundamental, pois se o edema persistir por muito tempo, ou se provocar o aumento importante da espessura da córnea, pode se perder o período para realizar o transplante somente endotelial.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, sua quantidade celular está realmente baixa, mas o que deve-se levar em conta para a indicação é a sua visão funcional. Se você ainda consegue enxergar com qualidade durante todo o dia o transplante deve ser postergado, agora se sua visão oscila ou é ruim, o transplante já deve ser aventado como terapêutica para seu caso.
O transplante endotelial DMEK é a técnica de escolha para casos onde o problema se encontra apenas nessas células, sendo o procedimento mais avançado e com recuperação mais precoce.

Especialistas

Catarina Ventura

Catarina Ventura

Oftalmologista

Recife

Fabiano Cade Jorge

Fabiano Cade Jorge

Oftalmologista

Cariacica

Alexandre Bruggemann

Alexandre Bruggemann

Cirurgião pediátrico

Belo Horizonte

Luiza Cabús Oitaven Mazzafera

Luiza Cabús Oitaven Mazzafera

Oftalmologista

Salvador

Patrick Frensel de M. Tzelikis

Patrick Frensel de M. Tzelikis

Oftalmologista

Sobradinho

Allan De Azevedo Wagner

Allan De Azevedo Wagner

Oftalmologista

Campos Dos Goytacazes

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Distrofia Endotelial De Fuchs

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.