Tenho 42 anos , e ultimamente de um ano pra ca, tenho sentido minha vagina "larga" e conforme eu faç

Tenho 42 anos , e ultimamente de um ano pra ca, tenho sentido minha vagina "larga" e conforme eu faça algum tipo exercício chego a fazer xixi na calcinha, não em grande quantidade, mas chega molhar a calcinha. Esses sintomas são devido a aproximação da menopausa? Devo procurar um especialista? meu preventivo esta ok, exames normais.

2 respostas


Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. O estudo urodinâmico pode ser importante para o diagnóstico. A perda urinária não é normal. Existem diversas causas de incontinência urinária. Nem todas as causas tem indicação de cirurgia. Existe tratamento que pode ser realizado com fisioterapia e medicações. As mulheres com prolapso ou distopia genital tem a sensação de bola saindo pela vagina, peso na pelve. As mulheres com prolapso podem dificuldade para urinar, dificuldade para evacuar, dor na relação, corrimento, sensação de bola saindo pela vagina, incontinência urinaria, infecção urinaria, sangramento genital, etc. A colpoperineoplastia deve ser realizada quando os órgãos pélvicos (bexiga e reto) saem da sua posição normal. Para coloca-la na sua posição normal, a cirurgia é realizada por via vaginal. Essa cirurgia não deve ser indicada para correção da incontinência urinária. Agende a sua consulta. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento corretos. Procure um uroginecologista.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Olá, Algumas mulheres ao longo da vida, começam a ter a sensação de alargamento vaginal e perda de urina aos esforços por perda do tônus muscular do assoalho pélvico. Realizar um estudo urodinâmico por ajudar muito no diagnóstico. Existem tratamentos que melhoram muito a perda urinária como fisioterapia uroginecológica e uso da Cadeira Emsella (tecnologia HIFEM, que cria um campo magnético e potencializa o fortalecimento dessa musculatura em pouco tempo) , melhorando também a sensação de flacidez vaginal. Outro tratamento, não cirúrgico para flacidez vaginal, é o uso de laser de CO2 ou radiofrequência vaginal. Converse com seu ginecologista sobre qual a melhor opção para você.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.