Tenho 51 anos e uso Pondera 20mg por dia há 8 anos. Gostaria de saber se o uso contínuo deste medicamento

3 respostas
Tenho 51 anos e uso Pondera 20mg por dia há 8 anos. Gostaria de saber se o uso contínuo deste medicamento por toda vida pode causar algum dano em meu cérebro?
Dr. Marcelo Marui Biondo
Psiquiatra
São Paulo
Não, a princípio vc pode usar por tempo indeterminado sem causar dano cerebral, mas sempre sob acompanhamento médico regular. Além disso, deve-se monitorar algum possível efeito colateral, como ganho de peso e sonolência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Fábio Fonseca
Psiquiatra
Campinas
Não, pelo contrário. Estudos comparando o uso de antidepressivos por longo prazo por pacientes com transtorno depressivo crônico com grupos de pacientes com o mesmo diagnóstico que não fizeram uso de medicação demonstraram que o antidepressivo tem efeito protetor sobre o cérebro.
A depressão crônica tem efeito de diminuir o metabolismo em determinadas áreas cebrebrais, além de diminuir a produção de BNDF, uma substância capaz de estimular o crescimento de novos neurônios. A medicação antidepressiva pode reverter tais efeitos.
Por outro lado, os antidepressivos podem causar efeitos colaterais sistêmicos (no organismo) como ganho de peso, por exemplo, que devem ser pesados a longo prazo.
Dra. Rita Cytryn
Psiquiatra
Salvador
Se você não tem o inconveniente do aumento do peso e nem transtorno do orgasmo, pode usar a sua medicação tranquila, pois quanto menos recaídas da depressão tiver, melhor será a sua qualidade de vida, além do benefício no estímulo à regeneração neuronal.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1400 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.