Tenho 51 anos, sou mulher e percebo uma leve claustrofobia. Entrar em elevador e ficar em avião me deixa

6 respostas
Tenho 51 anos, sou mulher e percebo uma leve claustrofobia. Entrar em elevador e ficar em avião me deixa apreensiva. Qual o melhor tratamento, já que viajo de avião só uma vez por ano e onde moro não tem elevador para eu poder enfrentar o sufocamento que sinto? Posso tomar algo só pra voar?
Olá,
o melhor é fazer um tratamento para sempre ...iniciar medicação para quadro de fobia que como tempo se retira,terapia para exposição a fobia especifica e nos casos extremos se métodos como respiração não ajudarem o uso de medicação ansiolítica sos e boa viagem

Oi, tudo bem? Pelo que você descreve você apresenta pensamentos apreensivos com relação a algumas situações específicas como andar de avião e usar o elevador. Tomar algo pode te ajudar a reduzir a ansiedade, mas não vai modificar suas avaliações sobre seus pensamentos apreensivos. Nesse caso, além do remédio (caso o profissional da psiquiatria prescreva) o tratamento com a Terapia Cognitiva comportamental seria muito eficaz visto que trabalhamos justamente com o conteúdo dos pensamentos que se apresentam distorcidos buscando novas estratégias de enfrentamento ante a situações ansiosas. pois os mecanismos utilizados por você (evitação ) não estão te ajudando a longo prazo. Procure um terapeuta. Boa sorte.
Tomar algo só para voar é uma forma possível de lidar com esse estressor, nesse caso recomendo que a escolha da substância seja feita em uma consulta a um psiquiatra.
No entanto, seria melhor lidar com esse medo de forma a não precisar desse suporte farmacológico sempre que for voar. Para isso a psicoterapia se faz necessária, de preferencia alguma que trabalhe fobias de maneira direta, tais como a comportamental, a cognitiva ou a TCC.
Sim, você pode tomar algo só para voar. Porém, ainda assim, ficamos sem saber o que este medo está tentando te dizer. Podemos passar pela vida sem reflexões, sem nos entendermos direito, ou ainda, sem dar-lhe a nossa marca de singularidade. Mas também é possível optar por saber aquilo que não se sabe que sabe. Forte abraço
Olá. Procure uma ajuda psicológica a fim de realizar uma avaliação.
O conhecimento sobre os sintomas podem auxiliar no diagnóstico correto
Não se rotule
Conheça primeiro o seu sentimento em relação ao cerceamento
Olá! Concordo com as respostas dos colegas acima. Procure um psiquiatra que poderá avaliar, diagnosticar e oferecer medicamentos adequados para restabelecer certo nível de bem estar, para sentir-se melhor. Também sugiro que procure um psicólogo para ajudar a lidar não apenas com as fobias, mas principalmente fazê-la compreender os problemas que levaram as fobias e quais são os caminhos para saná-los, devendo passar por um processo de autoconhecimento, identificando as inseguranças, as dores, os medos, as angústias, identificando os seus pontos fortes e os que devem ser melhorados, podendo assim, lidar com a ansiedade de forma mais saudável e produtiva.