Tenho 53 anos uso Aerolin spray(sabultamo) desde pequena. Posso tomar vacina febre amarela ?

2 respostas
Tenho 53 anos uso Aerolin spray(sabultamo) desde pequena. Posso tomar vacina febre amarela ?
Cara paciente, o uso de salbutamol isoladamente não é suficiente para controlar a asma ( ou bronquite asmática ), mas apenas os seus sintomas. E não há contra-indicação para a vacina de febre amarela. É importante que você cuide de seu problema respiratório corretamente. Espero ter esclarecido. Grande abraço!

Sua pergunta é muito importante e reflete uma preocupação comum entre pessoas que precisam de cuidados contínuos com a saúde, especialmente quando se trata de condições respiratórias crônicas e a necessidade de vacinação. O Aerolin spray, cujo princípio ativo é o salbutamol, é comumente utilizado no tratamento de condições respiratórias como a asma, facilitando a respiração ao relaxar os músculos das vias aéreas.

Quanto à vacinação contra a febre amarela, é fundamental considerar alguns aspectos. A febre amarela é uma doença viral grave, transmitida por mosquitos, e a vacinação é a melhor forma de prevenção. No entanto, a vacina contra a febre amarela é uma vacina viva atenuada, o que significa que contém uma versão enfraquecida do vírus vivo. Por isso, é essencial avaliar cada caso individualmente para determinar a segurança da vacinação, especialmente em pessoas com condições de saúde específicas ou que fazem uso contínuo de certos medicamentos.

No contexto da medicina integrativa, a decisão sobre a vacinação contra a febre amarela leva em consideração não apenas a sua condição respiratória e o uso do Aerolin spray, mas também uma avaliação abrangente do seu estado de saúde geral. Isso inclui fatores como a função imunológica, a presença de outras condições de saúde, seu histórico médico, e até mesmo aspectos de seu estilo de vida e nutrição que podem influenciar sua resposta à vacina.

É importante destacar que o uso de Aerolin (salbutamol) por si só não é uma contraindicação direta à vacinação contra a febre amarela. No entanto, a decisão de tomar a vacina deve ser cuidadosamente avaliada por um profissional de saúde, considerando seu histórico médico completo e o risco de exposição à febre amarela, baseado em sua área de residência ou destinos de viagem planejados.

Antes de tomar qualquer decisão sobre a vacinação, recomendo que você consulte um médico, que pode ser um especialista em medicina integrativa, endocrinologia, ou um clínico geral. Este profissional poderá oferecer uma orientação personalizada, levando em conta sua saúde como um todo e ajudando a determinar a melhor abordagem para a sua proteção contra a febre amarela, garantindo ao mesmo tempo a gestão adequada de sua condição respiratória.

A medicina integrativa enfatiza a importância de uma abordagem personalizada e holística, buscando sempre o equilíbrio e o bem-estar geral. Assim, qualquer decisão sobre vacinação ou tratamentos deve ser tomada dentro de um plano de cuidados que considere todas as facetas da sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.