Tenho aqui uma criança de 4 anos,que adquiriu estenose de esôfago por causa da ingestão de soda caus

Tenho aqui uma criança de 4 anos,que adquiriu estenose de esôfago por causa da ingestão de soda caustica,a endoscopia + dilatação é muito cara e os pais não tem como pagar. Por qual outro meio pode ser tratado?

2 respostas


Boa tarde . O gold standard sem dúvida é endoscopia com dilatações . Deve-se buscar a preservação esofágica a todo custo. Sugiro verificação da disponibilidade do procedimento via Cross no SUS. Alguns serviços públicos oferecem o tratamento.

Dr. Flávio Moreira Andrade

Dr. Flávio Moreira Andrade

Cirurgião pediátrico

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Boa tarde. É importante procurar encaminhamento via SUS para as endoscopias com dilatações esofágicas o mais breve possível. Caso não haja na cidade de origem pode ser encaminhado para fazer as dilatações em outro local com mais recursos.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.