Tenho ataques de sono repentinos durante o dia todo, mesmo quando durmo bem (7~9 horas). Eles costumam

7 respostas
Tenho ataques de sono repentinos durante o dia todo, mesmo quando durmo bem (7~9 horas). Eles costumam durar alguns minutos e depois passam. Não tenho nenhum outro sintoma. O que pode causar isso e que médico devo procurar?
Não entendi bem se sente sono e resolve dormir, ou cai dormindo independente de onde estiver e com quem, e sim, isso existe, e portanto há que se investigar com um médico adequsdovque trate dos distúrbios do sono. Porém, esse sintoma também fala de um ausentar-se, e cem relação a isso seria interessante fazer uma Psicoterapia pra desencobrir o que quer, por defesa talvez, ser encoberto, senão o remédio só coloca o sintoma pra debaixo do tapete por um tempo, e volta modificado ou de outra forma, coisa que só dificulta pegar o fio da meada. Estou às órdens.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Primeiramente busque por um bom neurologista e um bom clinico, em paralelo com um bom Psicólogo Cognitivo Comportamental e hipnoterapeuta.
Boa tarde! Primeiro de tudo, deve ser investigada uma causa orgânica. Algumas condições podem causar o sono, por exemplo uma simples falta de vitamina b12. se for algo do gênero, os exames vão indicar. Caso não, a psicoterapia entra como auxílio de investigar o pq disso estar acontecendo e traçar possíveis caminhos para melhora do sintoma. As vezes a resposta é uma simples mudança de hábito que o sujeito não consegue encontrar sozinho.
Deve-se buscar atendimento com um clínico geral, primeiramente. Se nada for detectado, recomenda-se auxílio psicológico, pois muito do sono auxilia-se à fuga e esquiva. Se for uma questão psicóloga, a psicoterapia resolve.
Alguns hábitos do nosso dia-a-dia podem interferir na qualidade do nosso sono, muitas das vezes por interferirem no nosso metabolismo hormonal alterando nosso ciclo circadiano. Um exemplo conhecido é o costume de alimentar-se muito tarde, próximo do horário de dormir, pois exige-se do organismo um "esforço" em um período onde o corpo necessitaria do repouso para estar voltado em outras funções especificas. O uso de aparelhos celulares ou assistir televisão antes de dormir também podem interferir na qualidade do sono devido a emissão de luz azul, interferindo no metabolismo e liberação da melantonina. A atividade física a noite também pode interferir na qualidade no sono, por fazer pico de cortisol, fazendo este ficar em níveis superiores ao fisiológico para o período. Oriento que procure um médico Nutrólogo ou médico que tenha foco na medicina integrativa para que possa fazer alguns exames e as orientações necessárias. Espero ter ajudado.
É importante descartar alguma possível causa orgânica, com um clínico geral. Sono excessivo pode ter a ver com receio de viver, evitar frustrações, ou um sintoma de desesperança, entre muitas outras possibilidades, a depender do seu caso. Seria bom buscar um psicólogo/psicanalista.
Existe uma doença neurológica chamada narcolepsia, que do nada faz vc dormir aonde estiver , aliada ao estresse , cansaço físico demasiado; Procure um neurologista ou um pneumologista especialista em transtornos do sono. Boa sorte , cuidados em dirigir assim , enquanto não começar um tratamento, ou lugares com altura, ou outros em que se encontre sozinha e lhe traga riscos de que tenha um momento desses e lhe traga riscos de vida!boa sorte !!!

Especialistas

Rosana Cardoso Alves

Rosana Cardoso Alves

Neurologista

São Paulo

Renata Nunes Pedras

Renata Nunes Pedras

Psicólogo

São Paulo

Alexandre de Almeida Tavares

Alexandre de Almeida Tavares

Médico do sono, Neurofisiologista, Neurologista

Niterói

Odegine Graça

Odegine Graça

Psicólogo

Colombo

Raphael Bernardes

Raphael Bernardes

Terapeuta complementar

Goiânia

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Distúrbios Do Sono Por Sonolência Excessiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.