Tenho cefaleia tensional há 3 anos e não consegui grandes resultados com medicamentos e tratamentos

4 respostas
Tenho cefaleia tensional há 3 anos e não consegui grandes resultados com medicamentos e tratamentos alternativos, mas quando faço acupuntura, minha mandíbula faz movimentos involuntários. Essa distonia pode ter relação com dor de cabeça? E a toxina botulínica poderia ser uma solução?
Não é incomum verificar diagnósticos errados em questões que causam dor de cabeça. No seu caso como foram feitas diversas intervenções sem sucesso, a causa real ainda não foi atingida. Não que seja seu caso, mas muitas vezes a contração involuntária e crônica de músculos cervicais e mastigatórios podem causar dor de cabeça, tornando-se o o ponto gatilho para tais. Nesses casos elas aumentam em fases de Ansiedade, Estresse, Má Postura, Sono ruim... etc... Procure um especialista. ;-)

Cefaleia tensional geralmente responde bem aos tratamentos desde que estes sejam feitos de forma correta, o que não é o mais comum! Tratamentos alternativos realmente não trazem melhora. Os movimentos involuntários nada têm a ver com a cefaleia do tipo tensional que é primária e não secundária a outros problemas ou patologias. Acupuntura é útil se usada a longo prazo e regularmente.
Reveja seu diagnóstico pois talvez não seja cefaleia tensional. Procure um bom profissional e não quem faça consultas de 15 minutos ou peça todos os exames desnecessários.
Se os movimentos involuntários forem de fato uma distonia então a toxina botulínica é para a distonia a indicação correta. Mas ela não vai melhorar em nada a sua cefaleia que é assunto por demais complexo e que tem mesmo é que ser avaliado no consultório.Existem cerca de 200 tipos de cefaleia. Existem médicos que só tratam cefaleias. E mesmo eles tem lá as suas dificuldades em resolver alguns casos. Será mesmo uma cefaleia tensional a tua?
Acupuntura é um tratamento bem diversificado, com isso quero dizer que tem muitas linhas de trabalho. Cada profissional costuma ter uma abordagem diferente e isso implicar em pontos e sequências diferentes de tratamento o que altera e muito o resultado. Pela minha experiência, posso dizer que algo está escapando de quem faz o tratamento. Os movimentos da sua mandíbula devem ser relatados a quem faz o tratamento, ou então procure outro profissional, mas algo está incorreto no procedimento. O recomendado é o profissional rever todo diagnóstico e estratégia de pontos.