Tenho cisto de tarlov na s2 e está com 9mm...tenho fortes dores nas costas e na perna esquerda, precisamente

Tenho cisto de tarlov na s2 e está com 9mm...tenho fortes dores nas costas e na perna esquerda, precisamente no quadril...sinto dor no movimento de marcha. Já tomei Tylex, injeção de dexalgem e dexacitoneurim a cada tres dias e não melhorou...continuo sentindo fortes dores. O que pode ser feito?

3 respostas


Na verdade a sua dor apresenta um aspecto mecânico importante, a dor lombar que semirradia para o quadril pode não ter origem no cisto de tarlov (é necessário observar a anatomia deste cisto antes de qualquer afirmativa). Esta irradiação pode ser uma sobrecarga mecânica do nível adjacente, ou no caso, uma sacro-ileite e/ou uma tend do gluteo médio. É muito importante a avaliação do paciente como um todo, os aspectos da sua dor, suas atividades profissionais, esportivas e investigar os diagnósticos diferenciais. Pode ser também uma doença do quadril, sem diagnóstico. As vezes somente o fortalecimento dos musculos multífidos são o suficiente para curar a sua dor. Cistos de tarlov geralmente são simples achados de exames complementares. Sugiro que procure um médico ortopedista especialista em coluna, de preferência membro da Sociedade Brasileira de Coluna. Abraços.

Dr. Rafael Parizzi

Dr. Rafael Parizzi

Ortopedista - Traumatologista

Natal

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


A dor descrita pode ser uma dor de origem da articulação sacro-ilíaca ou de musculatura profunda como o músculo piriforme. O tratamento é demorado, muitas vezes a dor cronifica e necessitam de bloqueios para ajuda no alívio da dor. Procure um especialista em dor, fisiatra ou ortopedista para lhe ajudar. Os cistos de Tarlov na maioria dos casos não causam a dor descrita acima.


Quando o tratamento conservador não tem resposta, pode ser necessária a cirurgia. Mas, antes deve ser confirmado que seus sintomas tem relação com o cisto. Sugiro que procure um neurocirurgião para avaliar seu caso. Atenciosamente, Dr Paulo Tavares

PL

Dr. Paulo L. M. S. Tavares

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.