tenho depressão recorrente pode ser causada pelo uso do anticoncepcional?

8 respostas
tenho depressão recorrente pode ser causada pelo uso do anticoncepcional?
É possível mas improvável. Normalmente os anticoncepcionais tem efeitos colaterais transitórios.

Fico me perguntado se sua questão foi motivada por identificar algum tipo de correlação entre esses ciclos depressivos e os ciclos do anticoncepcional.

Caso positivo, e entendendo que é improvável que isso seja causado pela medicação diretamente, podemos pensar que a medicação, ou algum outro elemento (interno ou externo) pode estar funcionando como um disparador do processo depressivo, como um condicionamento em um nível mais sutil, emocional.

Esse tipo de associação entre estados biológicos e emocionais pode ser muito comum, inclusive agravando casos de TPM por exemplo.

Romper esse condicionamento através da psicoterapia, em especial de uma psicoterapia de reprocessamento como o Brainspotting ou EMDR pode promover um grande diferencial.
Acho que é necessário que primeiro você busque seu ginecologista e também um endocrinologista para avaliar seriamente no campo médico sua percepção.
Caso não existam causas físicas efetivas e particulares (o uso normal de anticoncepcionais em si não aponta para depressão) então um profissional da área psi deve ser buscado.
Acredito ser muito importante levarmos nossas percepções a sério, lembrando que anexas às nossas percepções existem valores, crenças que podem estar ocultas em nós, mas com as quais nos identificamos e que com um profissional adequado podem ser alteradas com sucesso e resultados.
Uma depressão que se repete regularmente, passível de ser associada ao uso de anticoncepcionais, pode ser um caso de hiperfoco em alterações mínimas no sujeito sofrente, o que em si sugere uma possível utilidade para um diálogo reservado e útil com um psicólogo.
A melhor maneira procurar seu ginecologista e tirar suas dúvidas, não é comum esse tipo de relação mas tem que ser investigado. Procure ajuda também de um psicólogo para te ajudar e ele mesmo vai encaminhar ao psiquiatra para fazer um tratamento em conjunto.
Pode ser uma questão de feminino não desenvolvido.
O ideal é descartar reações provocadas pelo anticoncepcional junto ao seu médico e fazer um tratamento psicológico.
Boa sorte!
Depressão tem aspectos psicológicos (emocional) e biológico ( hormonal) quer seja, uma intensidade de Cortisol e Adrenalina, portanto, há de se procurar um psicólogo e um psiquiatra(medicamentoso) para haver uma conjunção de tratamento.
O ideal é realizar uma consulta com o médico que prescreveu esse anticoncepcional e discutir com ele outros medicamentos, concordo com o colega Alcindo sobre a importância de verificar essa alteração do humor junto ao endocrinologista também, para que se descarte qualquer alteração metabólica, temos um corpo integrado e algo que modifica uma área poderá modificar outra logo o melhor é investigar, até mesmo para sua tranquilidade e posteriormente à isso iniciar o tratamento correto!
Atenciosamente
Considero pouco provável que a depressão esteja relacionada ao anticoncepcional. De qualquer forma, sugiro que procure sua ginecologista para esclarecer esta dúvida.
Para diagnosticar/ confirmar o quadro depressivo, recomendo que procure um psiquiatra e psicólogo. O psiquiatra confirmará o diagnóstico e caso necessário prescreverá medicação necessária para amenizar os sintomas. O psicólogo será importante para auxilia-la na identificação das causas do quadro atual e consequente tratamento, podendo desta forma voltar a ter qualidade de vida/ bem-estar. Boa sorte!