Tenho dermatite (rosto) e há muitos anos (pelo menos uns 10) controlo usando corticoides tópicos. Fu

Tenho dermatite (rosto) e há muitos anos (pelo menos uns 10) controlo usando corticoides tópicos. Funciona, mas gostaria de parar. Faz sentido interromper o corticoide de uma vez só ou o ideal é aos poucos?

4 respostas


Olá! Acredito que vc tenha dermatite seborreica, que é uma inflamação recorrente da pele e causa vermelhidão e descamação principalmente entre as sobrancelhas, do lado do nariz e nas orelhas. Corticoides tópicos são uma opção de tratamento, mas não devem ser utilizados de forma contínua, apenas pelo menor período possível para controle do quadro (geralmente 2 a 3 dias).

Dra. Thais Matsuda

Dra. Thais Matsuda

Dermatologista

São Paulo

Agendar consulta

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Parar de uma vez não é recomendado. Mas há protocolos maravilhosos na abordagem Integrativa que posso lhe ajudar com esse questão e lhe orientar o desmame corticóide. Agende seu melhor horário comigo Atendimento presencial ou online


Olá! Após tantos anos de corticoide no rosto, vale revisar o diagnóstico e planejar a retirada com dermatologista. A conduta depende de qual produto você usa, potência, frequência, área e aspecto atual da pele. Parar abruptamente ou reduzir aos poucos não tem uma resposta única, pois pode haver retorno da dermatite ou reação de rebote. Também é importante verificar afinamento da pele e outras alterações relacionadas ao uso prolongado. Não monte um esquema de retirada nem substitua por outro corticoide por conta própria. Uma teleconsulta pode iniciar a revisão, mas o exame presencial pode ser necessário. Existem alternativas sem corticoide para situações específicas.

Dr. Fábio Gontijo

Dr. Fábio Gontijo

Dermatologista

Belo Horizonte

Agendar consulta

Após cerca de 10 anos utilizando corticoide tópico no rosto, é muito importante realizar uma avaliação dermatológica antes de simplesmente interrompê-lo ou continuar indefinidamente. O uso prolongado nessa região pode provocar atrofia da pele, vasos aparentes, acne/rosácea induzida por corticoide e fenômenos de rebote ou retirada em alguns pacientes. Além disso, é fundamental esclarecer qual dermatite está sendo tratada, porque dermatite seborreica, dermatite de contato, eczema e outras condições exigem estratégias diferentes. Dependendo do princípio ativo, potência, frequência e quadro atual, o dermatologista poderá optar por retirada gradual e introdução de alternativas poupadoras de corticoide. Após tantos anos de uso, elaborar uma estratégia de transição individualizada costuma ser mais seguro do que simplesmente suspender ou manter o tratamento por conta própria.

Dra. Letícia Lage

Dra. Letícia Lage

Dermatologista

Rio de Janeiro

Agendar consulta

Ainda procurando respostas? Faça uma nova pergunta

  • • A pergunta é anônima

  • • Faça uma pergunta específica

  • • A pergunta vai para especialistas, não para um médico específico

  • • Não substitui uma consulta médica

  • • Não serve para confirmar diagnósticos

  • • Não publicamos informações sobre dosagem de medicamentos


Escolha o especialista para quem deseja direcionar sua pergunta
Usaremos apenas para notificá-lo sobre a resposta. Não será visível publicamente.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.