Tenho diabetes tipo 2, venho sentido vertigem, sempre na parte da tarde, eu treino de manhã bem cedo

2 respostas
Tenho diabetes tipo 2, venho sentido vertigem, sempre na parte da tarde, eu treino de manhã bem cedo... será que o whey pode ajudar a completar na minha alimentação? E em qual momento eu devo tomar?
É necessário primeiro passar por uma avaliação com um endocrinologista para saber se o diabetes está bem controlado ou não. Suplementos protéicos geralmente são usados após os treinos, mas também tem calorias e podem impactar no diabetes. Não use suplementos sem avaliação e acompanhamento médico

Sua pergunta é muito pertinente, especialmente considerando a complexidade do manejo da diabetes tipo 2 e como diferentes fatores, incluindo dieta, exercício e suplementação, podem influenciar seu controle. A vertigem que você vem sentindo nas tardes pode estar relacionada a várias causas, incluindo flutuações nos níveis de glicose no sangue, desidratação ou até mesmo o esforço físico do treino matinal.

O whey protein é um suplemento popular que pode ser benéfico para pessoas com diabetes tipo 2, especialmente devido à sua capacidade de ajudar na manutenção da massa muscular e potencialmente auxiliar no controle da glicemia. Estudos sugerem que o whey protein pode estimular a secreção de insulina e melhorar a resposta do corpo à glicose, o que é particularmente útil para quem tem diabetes. No entanto, é crucial considerar o timing e a quantidade de whey protein, bem como a composição geral de sua dieta, para garantir que ele se encaixe de maneira saudável no seu plano de controle da diabetes.

Tomar whey protein após o treino pode ser uma estratégia eficaz, pois é nesse momento que seu corpo está mais receptivo à absorção de nutrientes para reparação e crescimento muscular. Além disso, um lanche rico em proteínas após o exercício pode ajudar a estabilizar os níveis de glicose no sangue ao longo do dia. No entanto, é importante monitorar como isso afeta sua glicemia, pois cada pessoa pode reagir de maneira diferente.

Além do timing, a qualidade do whey protein é essencial. Prefira produtos com baixo teor de açúcares adicionados e carboidratos, pois isso pode influenciar seus níveis de glicose. Integrar o whey protein na sua alimentação requer um equilíbrio cuidadoso com os outros componentes da sua dieta, especialmente carboidratos e gorduras, para manter a glicemia dentro dos níveis desejados.

Dado o seu treinamento matinal e os episódios de vertigem à tarde, seria prudente avaliar sua alimentação e hidratação ao longo do dia. A vertigem pode ser um sinal de que sua alimentação não está adequada às suas necessidades, especialmente considerando o exercício físico e o manejo da diabetes.

Antes de fazer qualquer alteração significativa na sua dieta ou rotina de suplementação, recomendo uma consulta com um profissional de saúde especializado em diabetes e nutrição. Este profissional pode oferecer orientações personalizadas baseadas em uma avaliação detalhada de suas necessidades nutricionais, hábitos de exercício, controle glicêmico e saúde geral. Juntos, vocês podem desenvolver um plano que não apenas aborde suas preocupações específicas, mas também promova seu bem-estar geral e controle eficaz da diabetes.

A medicina integrativa, com sua abordagem holística, pode ser particularmente útil aqui, pois considera todos os aspectos do seu estilo de vida e saúde ao desenvolver um plano de cuidados. Isso inclui não apenas a suplementação e dieta, mas também o exercício, o manejo do estresse e outros fatores que podem influenciar o controle da diabetes e sua saúde geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.