Tenho distrofia endotelial de Fuchs, e agora estou com catarata. O conselho foique eu opere logo catarata

3 respostas
Tenho distrofia endotelial de Fuchs, e agora estou com catarata. O conselho foique eu opere logo catarata para não agredir muito a córnea enquanto estou jovem. Tenho 54 anos. Mas disse que minha recuperação da catarata pode durar em torno de 2 meses(nublado) senão fazer o transplante.Qual conselho?
Sua visão está ruim? Só opere se estiver ruim.
Se a córnea já apresenta sinal de descompensação (edema) pela perda de células endoteliais, deve-se fazer a catarata e o transplante no mesmo momento (DMEK). Caso não esteja descompensada ainda, pode fazer só a catarata e observar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todas as evidências científicas apontam para o seguinte: o transplante só deve ser feito se a alteração da córnea tiver afetando a visão. Se a visão tiver ruim apena pela catarata, opere apenas a catarata. Como saber se a córnea está afetando a visão? Alguns casos são fáceis de identificar, se já tiver edema por exemplo. Entretanto, mesmo antes de haver edema, pode haver queda de visão por haze (opacidade endotelial) e edemas transitórios (principalmente ao acordar). Nestes casos, apenas um especialista em córnea, de preferência que faça o transplante do tipo DMEK, pode te ajudar. Deve-se tentar sempre que possível apenas a cirurgia de catarata, com cirurgião experiente, mas já se preparar para o transplante de córnea. Evite sempre o transplante tradicional (penetrante). Atualmente em casos iniciais de Fuchs e olhos sem complicações não existem mas motivos para não se fazer o DMEK.
Difícil opinar corretamente sem examinar você. Dependendo da situação e se sua córnea estiver em boas condições, talvez eu indicasse a cirurgia de catarata mais precocemente sim, com o intuito de poupar um pouco mais a córnea. Mas também dependeria se já houvesse pelo menos um mínimo grau de comprometimento visual...
Se ainda está em dúvida, procure um especialista em córnea, para dar a opinião baseada na sua condição atual, e ver se vale a pena mesmo já fazer a cirurgia ou se é melhor esperar.

Especialistas

Alexandre Bruggemann

Alexandre Bruggemann

Cirurgião pediátrico

Belo Horizonte

Wesley Bonafe

Wesley Bonafe

Oftalmologista

São Paulo

Raíssa Miguez

Raíssa Miguez

Oftalmologista

Salvador

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Paulo Jose Melo Menezes

Paulo Jose Melo Menezes

Pediatra

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 19 perguntas sobre Distrofia Endotelial De Fuchs
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.