Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavr

29 respostas
Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavras, trava tudo me da um branco e não consigo repassar informações em reuniões no trabalho.
Sinto que minha língua se enrrolace e as palavras sumissem da minha mente.
O medo de julgamento de outras pessoas sobre nós, esse olhar, pode causar algumas vezes desconforto. Esse breve relato pode sugerir que voce tenha sintomas de ansiedade, mas para ter certeza, primeiro indico que inicie um acompanhamento psicológico para ter uma escuta profissional e acolhimento diante desse sintoma. Com a evolução da terapia o profissional verá a necessidade ou não de outras intervenções. O importante agora é começar a se cuidar. Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130

Olá! É importante procurar por ajuda psicológica para te ajudar a compreender melhor essas dificuldades que está passando e como elas estão afetando seu dia a dia. O psicólogo pode te auxiliar em um encaminhamento e te ajudar a melhorar sua saúde mental.
Provavelmente você tem ansiedade, medo de julgamento, dificultando sua performance na hora de falar em público. Seria aconselhável procurar algum psicólogo da sua confiança para através do tratamento, melhorar o autoconhecimento e assim sentir-se mais segura na hora de falar em público.
Provavelmente seu problema está relacionado com ansiedade e também falta de treino em comunicação. Esse tipo de habilidade é possível de ser desenvolvida e melhorada com treino e auxilio profissional. Caso seja algo que atrapalhe muito sua vida, sugiro que busque ajuda psicológica.
Trabalho com esse tipo de demanda, então caso deseje, pode agendar um atendimento (trabalho online).
De toda forma, espero que consiga superar seu problema.
Esta é uma reação muito frequente em muitas pessoas, diante de situações bem variadas. É perfeitamente tratável através da psicoterapia ou análise. Provém do medo do julgamento alheio, gerando ansiedade e/ou angústia em relação à situação a ser enfrentada, com possível paralisia ou incapacidade funcional.
Olá! É importante você se aprofundar nesta investigação buscando primeiramente uma avaliação com neurologista e, após, se necessário buscar um psicólogo para autoconhecimento com a psicoterapia para compreensão dos fatores emocionais e da mente em sua experiência. Um abraço.
Olá! Eu poderia sentar aqui e escrever um texto sobre o que eu ACHO que é o motivo dessa sua dificuldade de comunicação e dar alguns conselhos genéricos, porém cada ser humano é um universo único, e nada é tão simples quanto parece. A verdade é que, para entender o real motivo, seria necessária uma análise profunda. Apenas analisando, e encontrando a "raiz do problema", é que seria possível ajudá-la a destravar essa língua. Busque um psicólogo!
Olá! O seu relato é compatível com alguns sintomas de um quadro de ansiedade, mas não há como ter certeza disso sem que você tenha a oportunidade de conversar a respeito com um profissional, detalhando sua situação. A melhor maneira de buscar uma melhora é procurar ajuda de um psicólogo que te oriente a respeito.
Algumas características de timidez e introversão podem colaborar com este mal estar em situações de exposição/fala em público. Um caminho paralelo a isto é também buscar compreender ferramentas e técnicas de oratória, que te apoiem neste processo caso falar em público seja algo importante e frequente para você.
Seu relato indica medo da desaprovação, julgamento, ansiedade, introversão. Um tratamento com um psicólogo e a aplicação de diversas técnicas de EFT, Hipnose, PNL e Neurossemântica, e treinamento de algumas habilidades tem dado muito resultado nestes casos.
Ola, seria interessante desenvolver suas habilidades sociais, fortalecer sua autoestima e trabahar os sintomas da ansiedade. Tudo isto está interligado e a terapia com um psicologo/a poderá te ajudar bastante. Estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá
Pelo seu breve relato pode ser: ansiedade, o medo , o julgamento, seria ideal você procurar por terapia , junto de acompanhamento psicológico para entender melhor o que você sente, o que você pensa, e também desenvolver suas habilidades sociais.
Abraço.
Olá! Existem algumas estratégias, como técnicas de relaxamento, por exemplo, que você pode adotar para controlar a ansiedade em situações de exposição social e evitar que ela continue limitando a sua vida e atrapalhando o seu desenvolvimento profissional. O acompanhamento psicológico também costuma ser muito útil no tratamento dessa queixa. Na psicoterapia, podem ser trabalhadas habilidades sociais para o fortalecimento da autoestima para que você possa ter um melhor desempenho. Além disso, também serão investigados a origem do medo do julgamento, que é um conhecimento importante para o seu processo de autoconhecimento. Considere buscar ajuda assim que possível. Cuide-se bem!
Podem ser sintomas de ansiedade. É preciso entender desde quando começou a ter esses sintomas, o que estava acontecendo na época, como se sentia em relação ao trabalho.
Compreender esse momento da sua vida é importante e possivelmente lhe dará alguns indicios da origem desses sintomas.
Olá, Boa tarde!
Como psicóloga, o que posso te orientar a fazer é procurar um(a) psicólogo(a) e iniciar o tratamento psicoterapêutico para que você possa compreender as causas deste desconforto (provavelmente ansiedade desencadeada por situações que são estressantes para você), fazer as mudanças dos padrões que estão dificultando o seu desempenho profissional e superá-los para poder se reequilibrar e ter mais qualidade de vida!
Gostaria de acrescentar que a dificuldade de falar em público é algo bastante comum mas que tem tratamento para as causas e também treinamento para o desenvolvimento dessa habilidade.
Quanto à ansiedade e stress, na abordagem junguiana trabalhamos o ser humano de forma mais global e integrativa, então além das sesões de psicoterapia, recomendo aos meus pacientes a prática de atividade física frequente para melhora da saúde física e mental, cuidados com a alimentação, higiene do sono, meditação, técnicas de respiração e muitas outras técnicas visando melhorias no bem estar e na qualidade de vida como um todo.
Espero ter ajudado :D
Gostaria de fazer, com todo respeito e educação, algumas considerações a mais, procure explorar mais, em uma terapia, o que te dificulta a se expressar e a tentar explicar algo, o que te leva a esquecer, a cair no lugar de alguém que de repente parece não dar conta de falar o que sabe, a língua se enrola, mas por que? As palavras somem, mas por que?
É interessante pensar em quais momentos acontece, com quais pessoas, em quais situações que você está, para perceber o que tem de traumático e o que te faz sofrer nesses momentos.
Espero ter ajudado com algo, abraço.
O ideal seria um acompanhamento com profissional Psicólogo para identificar as razões deste comportamento, fazer um trabalho de habilidades sociais, com ferramentas que faça sentido para você.
Olá, pela sua descrição, me parece que situações onde sente-se exposta evocam uma ansiedade intensa, talvez por isso, ocorrem esses "brancos" e esquecimentos. Nessas situações de exposição, geralmente ocorre uma preocupação intensa com a avaliação dos outros ou julgamentos, prejudicando assim, o desempenho na comunicação. Uma avaliação com psicólogo é indicada, para compreender o que está acontecendo bem como, ajudar a desenvolver recursos para lidar com essas situações.
boa sorte! Abraço:)
Falar nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, me parece que o que poderia te ajudar nesse momento seria se escutar! Tem algo que está se apresentando dessa maneira, nesse momento, mas que talvez possa se expressar de outra forma, a partir do momento em que você se dispõe a olhar pra isso e a se questionar o que é que está em jogo na hora em que você deseja se expressar. Pra descobrir isso, o caminho é a escuta desse corpo e das palavras que podem aparecer em um ambiente em que você se sinta seguro, ou seja, no seu espaço de terapia. Fica aqui o meu convite! Abs
Assim como meus colegas disseram, acredito que sua questão está relacionada a ansiedade . Contudo, talvez tenham alguns gatilhos e possíveis traumas do passado que também podem agravar esta situação . Seria bem importante você procurar ajuda profissional , alguém que você consiga contar sobre essas suas inseguranças mais a fundo.
Sugiro se consultar com um psicólogo e um neurologista, boa sorte.
Olá, pelo relato tudo indica ser um quadro de ansiedade, estes sintomas trazem certo prejuízo, recomendo que procure um psicologo para um psicodiagnóstico e tratamento.
A ansiedade é uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras.Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, que pode ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional. Alguns sintomas são perceptíveis em quadros de aseidade, tais como: medos irracionais, inquietação constante, sintomas físicos, pensamentos obsessivos, perfeccionismo, problemas digestivos, tensão muscular, dentre outros.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, sugiro um processo psicoterapêutico psicanalítico pois é justamente um local onde você vai se curar pela palavra e compreender o que acontece com você nesses momentos que você mencionou. Me coloco à disposição!
A psicanálise pode ajudar a melhorar sua capacidade de se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo. A psicanálise pode ajudar a identificar e compreender as causas subjacentes às suas dificuldades de expressão, bem como a trabalhar com técnicas para melhorar a sua capacidade de se expressar. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse e ansiedade que podem estar associados às suas dificuldades de expressão.
Bom, eu imagino que nessas horas você seja tomado(a) por uma ansiedade que trás sintomas físicos, desorganiza seu pensamento e te deixa bastante inseguro.
Seria interessante trabalhar com você sua sensação de ser visto pelas outras pessoas, de ter algum papel de evidência. O que isso significa pra você?
Outro ponto importante seria de você olhar pras suas forças, o que você faz bem, quanto conhecimento e experiência já adquiriu na sua trajetória? Estar mais conectado (a) com isso pode te trazer mais recursos emocionais pra lidar com essas situações difíceis.
O acompanhamento de um psiquiatra pode ser necessário pra te dar estratégias medicamentosas pra lidar com essas situações. E, paralelo a isso, a terapia com psicólogo vai te ajudar a olhar pros seus medos, entender seus gatilhos e construir forças pra você lidar com isso e fazer suas apresentações e comunicações sem tanto sofrimento ;)
Sucesso!
Olá, a psicoterapia pode lhe ajudar a trabalhar com essas dificuldades sobre se expressar, envolvendo práticas de concentração, organização, planejamento e execução, incluindo questões sobre autoestima. Existem cursos de oratória excelentes, que são fornecidos por empresas com objetivo de organizar, planejar e executar a informação a ser fornecida, de modo claro e objetivo.
essas dificuldades que você demonstra provavelmente está ligada a ansiedade e inseguranças. Seria importante você buscar fazer um tratamento com psicólogo para compreender melhor os motivos desses sentimentos, para que assim você consiga lidar melhor com essas situações.
Olá! Sua dificuldade pode estar relacionada a diferentes pontos. O melhor a fazer seria você agendar uma consulta com um Psicólogo para uma avaliação e indicação do melhor tratamento. Abraço!
Olá. Faça uma consulta com psicólogo para poder entender melhor o que está acontecendo e avaliar necessidade de procurar outro profissional em conjunto. Abraço.
Olá; acredito que isso se trate daquilo que chamamos de ansiedade de desempenho onde a pessoa costuma sentir-se tensa, nervosa ou apavorada em situações que envolvam atividades como falar em público, participar de reuniões de trabalho, fazer uma palestra, etc. Normalmente relacionada com preocupações sobre o que o outro vai pensar a nosso respeito (com o julgamento do outro), em fazer papel de bobo, em passar vergonha, em mostrar que está ansioso, etc. Essas preocupações e pensamentos costumam vir acompanhados de sintomas físicos (taquicardia, suor, tremores nas mãos, alteração da voz), podem ocasionar brancos como o que voce descreve. Isso acontece porque o nosso cerebro quando identifica algo que nos da medo (ansiedade é medo) ele prepara o nosso corpo para enfrentar o perigo (lutar ou correr); por isso os sintomas da ansiedade (o coração bombeia mais sangue que vai para as pernas, o corpo todo entra em estado de alerta) e ao mesmo tempo "desliga"a parte do cérebro que analise/pensa (bem resumidamente ta?). Existem muitas estrategias desenvolvidas pela Terapia Cognitivo comportamental que ajudam a superar essa dificuldade. Procure um profissional de sua confiança. Abraço.