Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavr

25 respostas
Tenho enorme dificuldade em se expressar e explicar algo para alguém ou em grupo, esqueço das palavras, trava tudo me da um branco e não consigo repassar informações em reuniões no trabalho.
Sinto que minha língua se enrrolace e as palavras sumissem da minha mente.
Parece ser um sintoma de ansiedade ou até o Transtorno de Fobia Social, somente com a avaliação de um psicólogo para se ter certeza. De toda forma uma psicoterapia dentro da abordagem da Terapia Cognitivo Comportamental é indicada.

Olá! Imagino tua angústia lendo o que escrevestes...Caso já tenhas passado por fonoaudiólogo e/ou neurologista e não tenhas uma causa orgânica, seria interessante fazeres psicoterapia para flexibilizar a percepção do julgamento social e a ansiedade demasiada causada pela exposição. Fico à disposição! Um abraço, psicóloga Natália K.
Provavelmente quando voce fala em público deve se preocupar muito com o outro: quem te ouve. Sendo assim sua atenção e foco ficam prejudicados. Pode ser uma questão de treino, e claro que um processo de terapia irá auxilia la nesta dificuldade.

Estou a disposição caso queira saber mais
Estou a serviço da vida e de sua história!
O que tu está descrevendo parece algo relacionado à ansiedade social mas pra ter certeza precisaria fazer uma consulta ou conversar sobre seus sintomas com algum profissional. A ansiedade social geralmente está ligada à pensamentos críticos relacionados à seu desempenho como "Vou errar" "Vão perceber que eu não sei tanto assim" "Vou gaguejar" ou à preocupação com o que os outros pensam. Geralmente vem acompanhada de algum mal estar físico como coração acelerado, suor, respiração ofegante, tonturas, entre outros. Precisaria de uma avaliação para dizer com certeza o que é. É importante buscar ajuda, não fique sofrendo com isso sozinho, tem como tratar! Qualquer dúvida, pode me procurar, fico à disposição.
Uma psicoterapia acredito lhe ajudar. Pois me parece sintomas de ansiedade.
Terapia EMDR deverá te ajudar,
Olá, a forma que você fala da situação, dar para compreender, como um quatro específico de ansiedade, medo de ser avaliado. Uma boa psicoterapia há ti ajudar a enfrentar essas dificuldades.
Olá!
Provavelmente você está sofrendo com crises de ansiedade.
Sugiro que busque apoio de um psicólogo para fazer psicoterapia.
Um abraço!
Olá, você descreve possíveis sintomas de ansiedade social. Pode preocupar-se muito com o desempenho, com o que o outro vai pensar, ou ainda não sentir-se seguro suficiente frente algumas situações. Seja como for, um processo psicoterápico por meio do EMDR poderá te ajudar de modo relativamente breve. Fico a disposição.
Parece sintomas de ansiedade social , mas uma avaliação de um psicólogo irá lhe ajudar melhor.
Oi!!
Provavelmente seja derivado de uma Fobia Social, onde a pessoa acaba se isolando no intuito de evitar a possibilidade de humilhação, de julgamentos, ou seja, criando um verdadeiro terror a qualquer tipo de exposição pública, resultando na paralização da vida.
Procure um profissional da sua confiança.
Fique bem!
Olá...
Pelo seu breve relato, isso te gera um incômodo, um certo prejuízo.
A causa pode ser por ansiedade, nervosismo, ou fobia social.
Acredito que você em terapia com um psicólogo que se sinta bem, possam aprofundar mais na sua questão e encontrar a origem da causa e juntos através de técnicas psicológicas trabalharem na solução.
Abraço
Pelo que relatou, parece ansiedade. Pode ser ansiedade de desempenho, ansiedade social ou outro tipo. Mas, pelo que descreveu, estes dois são os que mais se aproximam. É preciso ter mais dados para afirmar com certeza. Além de trabalhar a ansiedade, aumentar a autoconfiança e trabalhar seu autoconceito também serão úteis. A terapia cognitivo-comportamental poderá ajudá-lo.
Olá!
É muito difícil lidar com isso no ambiente social ou profissional. Você acaba sofrendo prejuízos, pode perder oportunidades, já que a comunicação é muito valorizada no ambiente profissional. Sem uma comunicação eficaz, você pode não conseguir mostrar sua real capacidade.
É provável que você sofra de ansiedade. A ansiedade, quando em níveis mais elevados, pode desencadear sintomas como os que você relatou. É possível você aprender estratégias e ferramentas que vão te ajudar a superar essa dificuldade. Para isso terá que fazer acompanhamento psicológico por um tempo. Mas certamente este será um bom investimento.
Um grande abraço!
Olá, espero que esteja bem. Me parece, pela sua descrição que falar em público ou sentir-se exposta, evoca uma ansiedade intensa, que prejudica seu desempenho. A psicoterapia é recomendada para te ajudar a entender sobre esse comportamento, bem como, a desenvolver habilidades emocionais para lidar com essas situações de grupo e exposição social. Abraço :)
Olá, isso parece ter a ver com o 'valor de si mesma' (autoestima), preocupação com julgamento. Uma boa psicoterapia irá te ajudar, boa sorte.
Sim pode ser um sintoma de ansiedade, mas é importante avaliar como está sua vida atualmente e o que pode estar envolvido na forma como se sente agora.
Entender porque isso está ocorrendo e descobrir um forma saudável para lidar.
Olá o ideal seria você fazer um atendimento um multiprofissional com Fono para avaliar a questão referente da fala, e um psicólogo para entender e trabalhar recurso sobre o medo de falar em publico, um Neurologista poderia ajudar no esquecimento.
Olá.. Diante do que relatou me parece esta relacionado a uma ansiedade social.
Ansiedade social trata-se da dificuldade que a pessoa tem para interagir socialmente, portanto, se não for corretamente diagnosticada e tratada, pode impactar significativamente na vida do indivíduo. É comum que sinta medo de perceberem as suas fraquezas e tem receio de ser julgada pelos outros, o que reflete uma baixa autoestima. Por mais que seja normal se sentir ansioso ou constrangido diante de outras pessoas em algumas situações do dia a dia, a questão se torna um problema quando esses sentimentos surgem sem um motivo aparente e são muito fortes e constantes. Lembrando que aqueles que sofrem com o transtorno se preocupam excessivamente com a percepção dos outros sobre si. Com isso, o medo de se sentirem humilhados ou julgados faz com que se isolem em determinadas situações do dia a dia, tanto pessoais como profissionais.O acompanhamento de um psicólogo é, portanto, uma das estratégias mais eficazes para lidar com a ansiedade social e recuperar a qualidade de vida.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Às vezes é o caso de procurar uma terapia para falar mais sobre alguns desses pontos, diante de quais grupos você trava, com quem, quais informações que se enrolam e o que que trava, não sei se é o caso de um transtorno ou síndrome, isso só com sessões de terapia e talvez não seja uma coisa patológica mesmo assim.
Olá, parece ansiedade sobre o que você está falando. Mas, mesmo se não for, você encontrará a melhor forma de poder falar sobre você e todos seus movimentos psíquicos em uma psicoterapia psicanalítica. Estou disponível!
seria importante você buscar entender o que está causando essas reações, o que você descreve se parece com ansiedade e possivelmente inseguranças frente a situação, porém é importante que você compreenda os motivos para aprender a lidar e controlar melhor.
Olá! Sugiro que procure uma Psicoterapia, para que seja avaliada a situação, em quais contextos mais ocorre, para que seja traçado um plano terapêutico e interventivo mais adequado para o seu caso.
Olá. Sinto muito que passe por isso. Minha orientação é iniciar processo de terapia. Abraço.
Como os colegas já disseram pode se tratar de ansiedade social. Mas é importante realizar uma avaliação mais detalhada. Imagino que isso interfira sobremaneira sobre o seu desempenho no trabalho e socialmente. A boa noticia é que existe tratamento e é bem eficaz. Abraço.