Tenho espasmos hemifaciais e faço acupuntura.Pretendo colocar toxina botolinica pra aliviar um pouco

Tenho espasmos hemifaciais e faço acupuntura.Pretendo colocar toxina botolinica pra aliviar um pouco as contrações.É indicado continuar a acupuntura juntamente no período de efeito da toxina?

3 respostas


Olá! O espasmo hemifacial é uma contração involuntária dos músculos de uma metade do rosto, geralmente mais evidente em torno do olho e da boca. O melhor tratamento atual é sem dúvida o uso de toxina botulínica. Você pode continuar realizando suas sessões de acupuntura sem problemas. Lembrando que o tempo de efeito da toxina botulinica é geralmente de 3-4 meses e para um bom resultado você deverá reaplicar a toxina após esse período. Abraço

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


Bom dia. Não há comprovação de eficácia de acupuntura no tratamento de espasmo hemifacial. O tratamento de escolha atual é a aplicação de toxina botulínica em intervalos variáveis de um paciente para outro, em geral a cada 3-4 meses.


O tratamento de primeira escolha para espasmos em hemiface e o uso terapêutico de toxina botulínica.Alguns pacientes relatam alívio do sintomas com outras técnicas de relaxamento ou mesmo com"truques" que trazem sensação de bem estar. Não há nenhum impedimento para que mantenha a acupuntura durante o tratamento com toxina.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.