Tenho espasmos hemifacial e apliquei toxina botulinica pela terceira vez e não deu muito certo

3 respostas
Tenho espasmos hemifacial e apliquei toxina botulinica pela terceira vez e não deu muito certo dessa vez pq será? Estou fazendo tratamento com um dermatologista. Será quantidade ou lugares errados? Tem um mês que aplicou e os espasmos nao melhoraram .
Bom dia,

Espasmo hemifacial é uma doença neurológica. Talvez fosse mais prudente você tentar se consultar com um neurocirurgião. Pacientes que não respondem ao tratamento com toxina botulínica são candidatos a cirurgia de descompresão neurovascular. À disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Luiz Carlos Pinto
Especialista em medicina física e reabilitação, Neurofisiologista
Rio de Janeiro
Lamento respeitosamente discordar do colega. Em um primeiro momento penso que o esquema de aplicacao deve ser revisto. Pode ser que as doses tenham sido insuficientes ou ate mesmo que a escolha dos musculos nao tenha sido a mais adequada. Alem disso, e mais raro, mas tb pode ser que o paciente tenha resitencia imunologica contra a toxina. Resumindo, sugiro que volte ao medico que fez a aplicacao e ouca a opiniao dele. Se nao ficar satisfeito, procure um neurologista com experiencia em espasmos hemifaciais e toxina botulinica. So esse profissional e que podera avaliar a indicacao ou nao de procurar um cirurgiao.
Dr. Marcos Kenji Hatakeyama
Neurologista
Osasco
Bom dia.
O tratamento com toxina botulínica aparece como primeira escolha para tratamento de hemiespasmo facial. A eficácia beira em torno de 75% dos casos e com baixos efeitos adversos , reversíveis e autolimitados.
O plano de aplicação é muito variável tendo em vista os diversos tipos de toxina a serem utilizadas, a escolha dos grupos musculares, a dose , a técnica e a experiência do injetor nessa patologia.
Vale ressaltar que por seu grau de evidência 1 no tratamento dessa patologia , as aplicações de toxina estão no rol de obrigatoriedades de cobertura da ans e aqueles que possuam convênios não é necessário fazer via particular.

Especialistas

Luciana Neves

Luciana Neves

Neurologista

Fortaleza

Roldao Coelho

Roldao Coelho

Neurofisiologista

Belo Horizonte

Renato Costa Pereira

Renato Costa Pereira

Neurofisiologista, Especialista em medicina física e reabilitação

Belém

Nícolas Cavalcante

Nícolas Cavalcante

Neurofisiologista, Neurologista

São Paulo

Ester Peres De Freitas Rolim

Ester Peres De Freitas Rolim

Médico clínico geral

Santana de Parnaíba

Marisol Teresa Campos Lijeron

Marisol Teresa Campos Lijeron

Neurologista, Neurologista pediátrico

Itapevi

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Espasmo hemifacial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.