Tenho insônia crônica tomo zolpidem e alprazolan que devo fazer para o desmame? Já tentei inumeras v

Tenho insônia crônica tomo zolpidem e alprazolan, que devo fazer para o desmame? Já tentei inumeras vezes mas a insônia retorna, fico 4 ou 5 dias sem dormir e então volto a tomar.

2 respostas


Primeiramente, há necessidade de verificar a causa da insônia. Insônia pode ter várias causas diferentes. O tratamento deve ser de acordo com a causa. Por vezes o tratamento é medicamentoso, outras através de técnicas cognitivo-comportamentais e, em outros casos, se usa ambos. Qualquer "desmame" deve ter acompanhamento de médico experiente, pois é comum as pessoas terem recaídas, por fazerem errado. E deve ser individualizado.

Obtenha respostas com a consulta online

Precisa do conselho de um especialista? Agende uma consulta online: receba todas as respostas sem sair de casa.


O desmame de benzodiazepínicos deve ser feito de maneira lenta e gradual, junto com seu médico de referência para evitar efeito rebote. Antes do desmame, é interessante entender a causa da insônia para que a terapia correta seja aplicada, evitando o retorno dos sintomas.

Todo o conteúdo, em particular perguntas e respostas, é de caráter informativo e em nenhum caso pode substituir um diagnóstico médico.