Tenho muita ansiedade. Qual area da medicina para esse tratamento?

8 respostas
Tenho muita ansiedade. Qual area da medicina para esse tratamento?
Olá!
Como as colegas disseram, o psicólogo seria o primeiro profissional a se procurar.
Com a terapia você poderá avaliar o seu momento presente e também suas vivências passadas, buscando assim minimizar os sintomas de ansiedade.
E lembre-se, ansiedade é uma resposta física que ocorre quando nosso emocional não se encontra em equilíbrio, por isso, mais importante do que tratar os sintomas, é trabalhar suas emoções.
Boa sorte!

A psicanálise se utiliza da fala para a investigação dos sintomas, como a ansiedade. Um bom caminho também pode ser as entrevistas psicanalíticas, e se for o caso uma possível analise.

Abraço!
A analise comportamental é uma boa alternativa. Importante identificar as causas da ansiedade e seus mantenedores, Geralmente a ansiedade é fruto de um estimulo pre-aversivo, resultado de uma visão de futuro catastrófica frente a um estimulo, exemplo: buscar resultado de exames, fazer entrevista de emprego, prestar concurso etc., ou seja, entrar em contato com um futuro não existente e imaginar esse futuro sendo aversivo, antes de entrar em contato com a situação .A ansiedade como os demais sentimentos são produtos de contingencias, ou seja, resultado de alguma condição a qual esteja inserido e produz consequências que a mantem como resposta (não adaptativa), muitas vezes as respostas de fuga/esquiva.Evitar fazer provas,realizar exames,falar para menina(o) que esta apaixonado(a ) etc..A função da esquiva é não entrar em contato com a possível frustração prevista , mas assim acaba evitando alguns reforços importantes para a vida como:passar em uma prova, conquistar quem se deseja etc.
Área de psiquiatria.
Boa sorte!
A busca do psicólogo não impede que você também procure um psiquiatra caso sinta necessidade. Em alguns casos, ao contrário do que as pessoas dizem, o uso do medicamento é necessário e junto com a terapia auxilia na melhora da sua qualidade de vida.
Conforme os colegas citaram, é primordial buscar antes um psicólogo ou psicanalista para identificar quais são os fatores que geram tal mal estar.
A psicanálise parte do princípio que o sujeito fale, então ao adentrar um consultório de um psicanalista poderá, através de sua fala, investigar o motivo pelo qual estás em tal situação desgastante.
Sugiro que a princípio procure um Psicólogo, ele vai nas devidas sessões pelo seu histórico poder avaliar a profundidade e suas consequências, caso ele ache necessário lhe sugerira um psiquiatra para que possa clinicamente ajudar o seu emocional.
Estou ao seu dispor para maiores esclarecimentos.
Bom dia !
Te sugiro primeiramente que procure um psicólogo e juntos avaliem como essa ansiedade esta se manifestando lhe causando desconforto.
Dependendo da dimensão disso, o próprio terapeuta faz a indicação ou não para um psiquiatra.
Muitas vezes, ficamos ansiosos por problemas pontuais, isso nos mostra que tratar a causa é bem importante.
Procure ajuda !
Boa sorte, um abraço
Nivea