Tenho muita dificuldade de falar corretamente, as vezes em uma roda de amigos eu penso a palavra e q

26 respostas
Tenho muita dificuldade de falar corretamente, as vezes em uma roda de amigos eu penso a palavra e quando vou falar sai tudo embaralhado, e tenho muito medo também de falar em público
A tua dificuldade está relacionada aos sentimentos ao falar com as pessoas? Se for o caso, vale a pena avaliar tua autoestima... e consultar um psicólogo para tratar estas questões. Agora, se o problema for na articulação das palavras, sugiro que busque um fonoaudiólogo, que é o profissional que melhor poderá te ajudar nisto.
E entendo que, se é difícil falar com poucas pessoas, falar em público deve ser aterrorizante mesmo... trate o mais simples primeiro, e só depois se preocupe com o mais complicado. Fico à disposição.

Bom dia
Cabe uma avaliação psicológica para poder ter um diagnóstico preciso. Não é possível tecer comentários, sem ter certeza de um diagnóstico antes. Procure um psicólogo com experiência clínica para lhe ajudar
Bom dia! Acredito que seria importante entender melhor sua queixa sobre "falar corretamente", pois se for questão relacionada a dicção, talvez o ideal seria buscar um especialista em fonoaudialogia. No entanto, se o que você traz está mais vinculada a questões emocionais, um receio seu de não estar falando como considera "corretamente" e isso tem lhe gerado incomodos, receios, então, seria importante procurar um psicólogo ou uma psicóloga para conseguir elaborar melhor o que tem sentido. Fico a disposição!
São poucos dados para uma avaliação, seria interessante passar numa avaliação psicológica e estudar a fundo suas causa.
Olá, pela escrita você se expressou claramente!
O fato de sentir esta dificuldade em falar com as pessoas precisa ser verificado e medido em qual circunstância, fato e mesmo ao perfil destas pessoas, no sentido delas, por exemplo, terem mais conhecimento de um determinado assunto que você, isso pode ser um gatilho para disparar alguns sintomas de ansiedade e te levar a desenvolver uma fobia social.
Uma avaliação psicológica pode lhe ajudar tanto a identificar quanto a tratar. Conhecer suas habilidades psicológicas contribuirá para seu autoconhecimento e aprender a lidar com outras circunstâncias da vida, como você citou, também, na sua dificuldade em falar em público.
O medo de falar em público: a pessoa, na maioria das vezes, tem medo de apresentar um desempenho ruim e de ser criticado, de gaguejar ou de ter um “branco” na memória. Ora, é
importante perceber que ninguém tem um péssimo desempenho porque quer, e, por outro lado, não pode se cobrar a responsabilidade de agradar a todos os ouvintes, pois cada um pode ter uma expectativa diferente. O medo exagerado pode ser uma fobia social. Fico à disposição.
O medo é ensinável. Com certeza você passou por experiência negativa que abalou sua auto confiança. Busque por terapia Cognitiva Comportamental Hipnoterapia. e EDMR. Rapidamente se resolverá esse problema.
Ola, tudo bem? Como já foi dito por outros colegas, é importante buscar uma avaliação psicológica para entender melhor essa queixa e em quais condições ela acontece. Fico a disposição.
Olá, recomendo que procure um psicologo para ter uma melhor avaliação e iniciar sessão de psicoterapia. E muito comum em quadros de fobia social ter as dificuldades relatadas. A fobia social esta relacionada a incapacidade de lidar com situações de interações sociais com desconhecidos ou em lugares que coloquem a pessoa em evidência, gerando um extremo desconforto e nervosismo, fazendo com que se sinta vulnerável e evite essas situações a qualquer custo.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 100
Provavelmente é algo relacionado ao valor que você se dá, fica com receio de ser mal julgado. Espero ter ajudado.
Olá! O correto é buscar ajuda para que seja feita uma avaliação correta. Caso seja identificado algum problema como autoestima, ansiedade, timidez é tratável como um Psicólogo,mas caso ele identifique algum problema na fala será encaminhado possivelmente ao fonoaudiólogo. Busque orientação!
Olá, sugiro que você procure uma fonoaudióloga para avaliar essa questão que você trouxe sobre falar embaralhado, um psicólogo também pode lhe ajudar a trabalhar seu medo em falar em publico.
É interessante interrogar-se primeiro se o que te impede de falar o que pensa é algo afetivo ou está relacionado ao desenvolvimento do aparelho biológico da fala! Pro primeiro caso é interessante buscar um psicólogo para entender o que significa esta roda de amigos pra você e qual a importância de falar corretamente. No segundo caso, de desenvolvimento da fala enquanto estimulação do aparelho biológico é um trabalho para o fonoaudiólogo. Marque uma consulta que saberão lhe encaminhar ao tratamento mais apropriado!
Deve ser triste sentir se assim e você pode deixar de fazer varias coisas que gostaria por esses sentimentos e sensações.
Olá! Você se considera uma pessoa tímida? Será que você se cobra falar/fazer as coisas de forma perfeita? Fica esperando determinados retornos após a sua fala para ver se está "indo bem"? Nem sempre as respostas que surgem correspondem as suas expectativas... Pense que preocupação excessiva pode fazer com que piore a ansiedade, e assim, vire um ciclo vicioso de "falar errado" e aumentar ansiedade. Fico à disposição, pois felizmente é uma quadro tratável. Até mais!
Pode ser picos de ansiedade, quando vc fica exposto a determinadas situações, mas para que possa ser melhor avaliado o ideal é ir em busca de um acompanhamento profissional (psicólogo) e diante de seus discurso sobre as situações ocorridas você terá possibilidade de compreensão sobre o que vc sente quando esta acontecendo...e já vai trabalhando as questões relacionadas a medo, timidez , auto estima entre outros que possa estar atrapalhando. me deixo a disposição:)
Isso pode ser sintomas de ansiedade social. O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) tem como sintomas:
Medo ou ansiedade acentuados acerca de uma ou mais situações sociais em que o indivíduo é exposto a possível avaliação por outras pessoas. Exemplos incluem interações sociais (p. ex., manter uma conversa, encontrar pessoas que não são familiares), ser observado (p. ex., comendo ou bebendo) e situações de desempenho diante de outros (p. ex., proferir palestras).
O indivíduo teme agir de forma a demonstrar sintomas de ansiedade que serão avaliados negativamente (será humilhante ou constrangedor; provocará a rejeição ou ofenderá a outros).
As situações sociais quase sempre provocam medo ou ansiedade.
As situações sociais são evitadas ou suportadas com intenso medo ou ansiedade.
O medo ou ansiedade é desproporcional à ameaça real apresentada pela situação social e o contexto sociocultural.
O medo, ansiedade ou esquiva é persistente, geralmente durando mais de seis meses.
O medo, ansiedade ou esquiva causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
O medo, ansiedade ou esquiva não é conseqüência dos efeitos fisiológicos de uma substância (p. ex., droga de abuso, medicamento) ou de outra condição médica.
Mesmo que o que você tenha não seja o Transtorno de Ansiedade Social, imagino como essas dificuldade trazem incômodos a você.
Esse problema pode ser tratado através de uma psicoterapia, de preferência na abordagem Cognitiva Comportamental, que é a abordagem que possui evidências científicas que confirmam a efetividade no tratamento do TAS.
Olá, quando temos uma ansiedade muito grande falamos sem pensar muitas vezes, mas, ter dificuldade/medo de falar mostra mais uma questão com a insegurança no lugar de fala, dificuldade de ser visto, medo de falhar ou de dizer algo que acredita que irão julgar, mas na realidade isso fala mais da tua história pessoal e que precisa ser trabalhada.

Abraço
Você está descrevendo sintomas de ansiedade social. Em primeiro lugar talvez fosse interessante passar com uma fonoaudióloga para avaliar essa dificuldade de fala. Se existe algum compromentimento real ou se é apenas devido ao nervosismo. Se houver uma dificuldade na fala pode ser tratada com a fono, mas independente disso essa dificuldade te trouxe uma ansiedade social, dai voce fica tenso, nervoso em situações onde tem que falar em publico; pode apresentar sintomas fisicos (taquicardia, falta de ar, etc); além do componente fisiologico temos a parte dos pensamentos, dai fica preocupada com o que o outro vai pensar de você; preocupaçao com o desempenho; (vou parecer burra, vou falar errado) e entao vem o comportamento; isso pode fazer com que vc passe a evitar falar em publico e as pessoas. A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a entender e lidar com essas questões.
Olá, você precisa compreender o que acontece com você em relação à sua exposição. Muitas vezes o falar em público pode ter a ver com situações já vividas e guardadas no inconsciente, que precisam ser desvendadas. Ou pode ser uma simples timidez que precisa ser trabalhada. Existem muitos aspectos inconscientes dentro dessa questão que precisam ser verificadas num processo psicanalítico. Fico à disposição!
Olá! São várias questões a serem avaliadas nesse caso. Precisamos saber se esse sintomas é de ordem fonoaudiológica, se existe algo emocional que comprometa, exemplo, a timidez ou até mesmo algum tipo de transtorno de aprendizagem, como a dislexia, no qual a pessoa tem dificuldade em se expressar. Sugiro que procure uma ajuda profissional para te auxiliar no diagnóstico.
Boa sorte! Abraços!
Boa tarde, como está?
Aparentemente existem algumas coisas aí a serem elaboradas para você se sair melhor nesses momentos e ficar melhor consigo mesmo e com os outros. Quais as associações e raízes dos pensamentos em torno de falar publicamente, o que leva a sair tudo embaralhado, quais emoções, pensamentos e experiências que já aconteceram com você atuam nesses momentos de dizer algo, tanto em situações mais íntimas, quanto mais públicas.
Espero ter ajudado, até mais, abraço.
Olá. Como você está? Precisamos avaliar várias questões em seu caso, como a história de vida pregressa, seus sintomas, assim como avaliar seu estado emocional, se possui timidez, etc. Da mesma forma pensar juntos o que estaria sendo mais desafiante para você nesse momento. Um profissional qualificado pode te ajudar! espero ter ajudado. Abraço!
Olá, dificuldades em falar corretamente podem ser consequência de pensamento acelerado, preocupação, nervosismo, entre outros. Na psicoterapia são fornecidas sugestões práticas e objetivas, para você, se tiver disponível, se sentir mais seguro e executar a sua fala enfrentando o medo que sente
Sua dificuldade parece estar ligada as inseguranças que alimentam esse sentimento. É importante entender quais são essas inseguranças que estão te atrapalhando para que assim possa aprender a se relacionar melhor com seus sentimentos sobre você mesmo.
Penso que há questões emocionais com as quais você precisa lidar, psicoterapia vai te ajudar nesse processo. Abraço.
Olá, espero que esteja bem! Pelo que relata me parece que em situações de falar em publico ativa sinais e sintomas de ansiedade que parecem impactar negativamente em seu desempenho. A psicoterapia é recomendada para trabalhar as questões emocionais e habilidades sociais de enfrentamento para te ajudar lidar mais assertivamente com sua ansiedade. Fique bem!

Um afetuoso abraço.