Tenho o cisto dermoide nos dois ovários. Posso ter alguma dificuldade pra engravidar?

2 respostas
Tenho o cisto dermoide nos dois ovários. Posso ter alguma dificuldade pra engravidar?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
A avaliação completa das características do cisto ao ultrassom é importante: tamanho, capsula, septos, vascularização ao doppler, presença de papilas, etc.
Os marcadores tumorais podem ser importantes para o diagnóstico. A ressonância pode trazer informações adicionais.
O cisto dermoide ou teratoma maduro é um tumor benigno do útero. O risco de malignidade ou de teratoma imaturo é muito baixo.
O tratamento é cirúrgico para confirmar a benignidade da lesão, para evitar que o crescimento danifique o tecido ovariano normal e para melhorar sintomas como dor pélvica.
A cirurgia a ser realizada é a ooforoplastia ou plástica do ovário, isto é, o cisto dermoide deverá ser retirada e o tecido normal do ovário deverá ser preservado. Se a lesão é grande pode não haver tecido ovariano normal e pode ser necessário a retirada do ovário.
Quando for operar, procure um médico com experiência em laparoscopia. Essa via de acesso irá ajudar na sua recuperação pós-operatória.
Existe um risco de recidiva de 11 a 13% no ovário contralateral.
Pode ocorrer dificuldade de gravidez a depender das características do seu cisto dermoide.
Está tentando engravidar? Use o ácido fólico. Faça os seus exames periódicos e de rotina antes de engravidar.
Qual a sua idade? Acima dos 35 anos, ocorre uma redução da fertilidade, uma maior dificuldade de gravidez, aumento do risco de malformações e de abortos.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! avaliação completa das características do cisto ao ultrassom é importante: tamanho, capsula, septos, vascularização ao doppler, presença de papilas, etc. Os marcadores tumorais podem ser importantes para o diagnóstico. A ressonância pode trazer informações adicionais. O cisto dermoide ou teratoma maduro é um tumor benigno do útero. O risco de malignidade ou de teratoma imaturo é muito baixo. O tratamento é cirúrgico para confirmar a benignidade da lesão, para evitar que o crescimento danifique o tecido ovariano normal e para melhorar sintomas como dor pélvica. A cirurgia a ser realizada é a ooforoplastia ou plástica do ovário, isto é, o cisto dermoide deverá ser retirada e o tecido normal do ovário deverá ser preservado. Se a lesão é grande pode não haver tecido ovariano normal e pode ser necessário a retirada do ovário. Quando for operar, procure um médico com experiência em laparoscopia. Essa via de acesso irá ajudar na sua recuperação pós-operatória. Existe um risco de recidiva de 11 a 13% no ovário contralateral. Pode ocorrer dificuldade de gravidez a depender das características do seu cisto dermoide. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta.

Especialistas

Alessandro Scapinelli

Alessandro Scapinelli

Ginecologista

São Paulo

Daniela Bahia Mazzafera

Daniela Bahia Mazzafera

Ginecologista

Salvador

Leonardo Araripe Dantas

Leonardo Araripe Dantas

Ginecologista

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 143 perguntas sobre Cisto Dermóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.