Tenho recebido muitas reclamações sobre o comportamento e a aprendizagem do meu filho na escola, não

4 respostas
Tenho recebido muitas reclamações sobre o comportamento e a aprendizagem do meu filho na escola, não só la. Ano passado o levei ao neuropediatra, que sem exames diagnosticou que tem TDAH, até passou medicação. Mas como achei o diagnostico precoce não dei o remedio (NEULEPTIL). E agora ?
Dra. Sayonara Machado
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Além do Neuropediatra, é fundamental um neuropsicólogo que realiza com seus filho uma bateria de exames e testes que lhe darão um diagnóstico mais preciso. Dessa forma então ficará mais tranquila para usar a medicação, não tenha medo de medica-lo mais medique com segurança no profissional que está lhe dando essa orientação.

A disposição

Dra. Sayonara Machado

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não sei a idade e ano da escola que seu filho está, este comportamento tb é deve ser observado em casa, vá a outro neuropediatra, passe com um psicólogo ou faça também um avaliação neuropsicológica, mas se este diagnóstico se confirmar, em alguns casos necessita de medicação ou mesmo de acompanhamento psicopedagógico até o jovem se estruturar para lidar com seu défict.
 Camila Salustiano
Psicólogo
Rio de Janeiro
O TDAH tem um diagnóstico "polêmico", já que ainda há lacunas e contradições no que muitos profissionais dizem. Como alguns termos para o diagnóstico são vagos e imprecisos, é importante procurar diversos profissionais (Neuro, Psiquiatra, Pediatra, Psicólogo) para que seja feita uma investigação mais completa e se possa obter um diagnóstico mais seguro, já que ainda não existe nenhum exame médico ou teste psicológico que detecte ou determine o diagnóstico.
Não basta apenas verificar a presença de sintomas/comportamentos descritos nos Manuais de diagnósticos, é necessário averiguar profundamente a história de vida da criança(pessoa) e também aspectos do momento atual, do contexto no qual vive. Também, avaliações que excluam sintomas de outros problemas/transtornos parecidos com o TDAH, além de avaliações auditivas e visuais, são de grande ajuda para se obter o diagnóstico. O tempo/frequência que ocorrem os sintomas e, em quais contextos ocorrem que vão direcionar o diagnóstico.
O diagnóstico de TDAH tem que ser realizado por uma equipe multidisciplinar (neuropediatra, fono, psicopedagogo, psicólogo), pois como as colegas colocaram acima não basta identificar os sintomas e sim também considerar os prejuízos que tais comportamentos acarretam para o paciente. Sugiro que tente encontrar uma segunda opinião e que esse profissional possa fazer os encaminhamentos pertinentes para o diagnóstico correto.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 407 perguntas sobre Neuleptil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.